EDUCAÇÃO

Notas

Publicado em 9 de junho de 1997

Currículo 1
O IV Seminário Internacional Reestruturação Curricular-Identidade Social e Construção do Conhecimento será realizado em duas etapas, no Salão de Atos da UFRGS. A primeira será de 7 a 9 de julho e a segunda de 10 a 12 de julho. Promoção da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, com o apoio do Sinpro/RS, da UFRGS, Cpers/Sindicato, Faders, Aoergs, Assers, Aiergs, Sesc e Instituto Cultural Norte-Americano, o seminário homenageará o educador Paulo Freire, morto no último dia 2 de maio. Inscrições até o dia 25 de junho a R$ 25,00. Outras informações pelos fones (051) 226-9790, 226-8888, 228-1033, ramal 3422.

Currículo 2
Os painelistas e os temas do IV Seminário Internacional Reestruturação Curricular estão definidos: o paulistano Roberto Romano (Identidade social e construção do conhecimento), a argentina Graciela Frigerio (Questões fundamentais para pensar os impactos das reformas curriculares), o capixaba Antônio Viñao (Culturas escolares, reforma e inovações: entre a tradição e a mudança), a norte-americana Shirley Steinberg (Kindercultura: a construção da infância pelas grandes corporações), a norte-americana Joe Kincheloe (MacDonald’s, poder e criança: Ronald MacDonald faz tudo por você…), o capixaba Ramon Flecha (Uma escola para ação comunicativa), o colombiano Alberto Martinez (Currículo e modernização), o alemão Bernd Fichtner (Vigotsky e a Educação) e o argentino Carlos Skliar (A reestruturação curricular e as políticas educacionais nas diferenças).

Educação Política
Os cristãos e participação política rumo ao novo milênio (Dom Ivo Lorscheiter, bispo de Santa Maria), Política partidária hoje (deputado federal Jarbas Lima – PPB/RS) e Globalização, exclusão social, democracia direta (Tarso Genro, do PT, ex-prefeito de Porto Alegre) são os painéis do Seminário Regional de Educação Política. Promoção da Escola Cristã de Educação Política, de Santa Maria, acontecerá em julho, no Instituto União, em Uruguaiana. Apoio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana (Fafiur) e 5º Delegacia do Sinpro/RS.Outras informações pelo fone (055) 412-4355, ramal 25, ou pelo celular 956-2979.

Mestrado em História
As inscrições para a primeira turma do Mestrado em História Regional – História, Literatura, Sociologia da Universidade de Caxias do Sul estão abertas até o dia 30 de junho. Sob a coordenação do professor e historiador Mário Maestri, o curso oferece 12 vagas e inicia em agosto. Outras informações pelo fone (054) 212-1133, ramal 2148.

Educação Infantil
De 20 a 24 de julho será realizado o 12º Congresso Brasileiro da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (Opem) em Campo Grande, MS. A Formação do profissional de Educação Infantil será o tema do encontro. Mais informações pelo fone (067) 741-6395.

Inteligências múltiplas
A PUC/RS realiza, de 21 a 22 de julho, o II Seminário Internacional em Educação, que debaterá a Educação e a Teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner. Conferência deste autor e de Kátia Cristina Stocco Smole. A Teoria da Inteligência Emocional de Goleman também será abordada. Na pauta as implicações educacionais e sociais da teoria e a prática pedagógica. Outras informações pelo telefone 339-1511, ramal 3220.

Comentários