CULTURA

Notas

Publicado em 8 de julho de 1997

Sinfônica do Mercosul

O primeiro encontro de Jovens Músicos do Mercosul e países convidados acontece de 20 de julho até 3 de agosto, na cidade argentina de Luján. É um primeiro passo para formar a Orquestra Sinfônica Jovem do Mercosul, desejo de muitos maestros e músicos da região. No Brasil, o empreendimento está sendo coordenado pelo violinista e professor Arthur Barbosa, integrante das orquestras da Ulbra e Unisinos. A delegação brasileira é a maior, sendo que 11 dos 28 jovens são do Rio Grande do Sul.

Lima Júnior em Veneza

A ostra e o vento, filme do diretor brasileiro Walter Lima Júnior é o único da América Latina que estará no 54º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que começa dia 27 de agosto e se estende até 6 de setembro próximo. Participam outras 17 produções de todo o mundo.

Juca Pato I

Luis Fernando Verissimo foi o único indicado por unanimidade para o Troféu Juca Pato 1996, prêmio concedido ao “intelectual do ano” pela União Brasileira de Escritores. Verissimo foi a opção de quarenta escritores (dez a mais do que o previsto no regulamento), pela obra Novas Comédias da Vida Privada. Esta é a primeira vez que o Juca Pato contempla um autor do gênero de humor. Luiz Fernando está recebendo o prêmio 30 anos depois do pai, o romancista Erico Verissimo.

Juca Pato II

Entre os outros agraciados com o Troféu Juca Pato, criado em 1962, estão o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo Gilberto Freyre e o historiador Sérgio Buarque de Holanda.

Patrono da imprensa brasileira

O jornalista Raul Quevedo lançou, no dia 10 de julho, em Pelotas, o livro Em nome da liberdade – a saga de Hipólito José da Costa. O Coral Princesa do Sul Lourdes Nascimento esteve presente, e se apresentou em homenagem ao patrono da imprensa brasileira.

Integração no cinema

Lua de Outubro, a primeira co-produção cinematográfica do Mercosul, deve chegar aos cinemas em agosto. Do diretor gaúcho Henrique de Freitas Lima, o filme é uma aventura e conta a história do capitão republicano pedro Arzábal, interpretado pelo ator Marcos Winter. Entre atores, equipe técnica e produtores, Lua de Outubro reuniu profissionais do Brasil, Argentina, Uruguai, Espanha e Chile.

Jardim interior

A artista plástica Téti Waldraff participa do Projeto Relógio de Sol/97 – Despertando para a Arte com a obra Jardim Interior. O vernissage será dia 5 de agosto das 18 às 20 horas, na cúpula do Café Concerto Majestic (na Casa de Cultura Mário Quintana). O trabalho fica em exposição de 6 a 17 de agosto, sempre a partir das 15 horas. A coordenação do projeto é de Flávia Motta.

Chapeuzinho amarelo

A montagem do musical infantil de Chico Buarque de Holanda, Chapeuzinho amarelo, retorna ao cartaz em nova temporada, desta vez no Teatro Museu do Trabalho (Porto Alegre), dia 2 de agosto. Com direção de Artur José Pinto e colaboração do premiado diretor Camilo de Lélis, o espetáculo que estreou em abril no Teatro de Câmara pode ser considerado um clássico do gênero. Traduzido e transformado em vídeo, a peça trata do processo de emancipação da criança que, através do jogo lúdico, transforma o medo em aventura. Associados do Sinpro/RS têm entrada franca e seus acompanhantes desconto de 50% no valor do ingresso, que custa R$ 10,00. Sessões aos sábado e domingos às 16 horas. A produção faz convênios com escolas. Fones (051) 221.4841 e 968.1607.

Comentários