OPINIÃO

A competência do governador

Luiz Fernando Schmidt / Publicado em 7 de outubro de 1997

Quando lemos determinados jornais, jornais determinados, em determinadas páginas ou páginas determinadas, ou ouvimos determinadas emissoras de rádio e televisão, evidentemente também determinadas, temos a sensação de que vivemos dias de glória e ascensão social e econômica fantásticas em nosso estado. Tudo parece grandioso e eloqüente. Na mídia, é claro. Chega-se a um ponto tal que o senhor governador e seus “marqueteiros” dizerem em alto e bom som, que o êxodo rural no Rio Grande do Sul está menor, em queda surpreendente, pois a política agrícola do nosso estado assim está determinando. Deve ser resultado dos abundantes investimentos. Na mídia, é claro. Inauguram-se obras pelo interior afora, com direito a discursos entusiasmados de crescimento e pujança. Só não se diz que as obras são realizações de governos anteriores ou pagas integralmente com recursos dos municípios, caso de inúmeros escritórios da EMATER.

No entanto, a propaganda massiva pode provocar duas conseqüências totalmente opostas, principalmente num estado politizado como o nosso, dependendo do enfoque e do objetivo da mesma. Teremos um resultado quando a propaganda mostra a verdade e outro quando está distante da verdadeira situação, mascarando a realidade dos fatos.

Aí reside o grande equívoco do senhor governador: achar que os gaúchos são massa de manobra, que se enganam com as luzes do espetáculo da mídia, enquanto a vida lá fora, nas ruas das grandes e pequenas cidades e no campo é sombria, ameaçada pelo desemprego, pela insegurança… Os rio-grandenses se deram conta da falta de política na saúde, educação, agricultura, habitação e em todas as áreas sociais.

Este estado está acostumado com políticos que honram sua palavra, que cumprem as leis, que não vendem estatais para financiar grandes multinacionais enquanto nossas empresas locais suportam como podem a política neoliberal que, na verdade, não oferece projeto de desenvolvimento para nossa economia.

O governador é competente, profissional de mídia. Mas esquece que vive num estado que continua honrando o fio do bigode.

* Luiz Fernando Schmidt é cirúrgião dentista em Lajeado e suplente de deputado do PT na Assembléia Legislativa.

Comentários