EDUCAÇÃO

Comprometa já adquiriu terreno

Publicado em 2 de maio de 1998

A Cooperativa Habitacional dos Professores Particulares de Porto Alegre (Comprometa) deu mais um passo para concretizar o sonho da casa própria: a compra de um terreno. A área de 4,75 hectares foi adquirida no último dia 4 de maio. O presidente da Comprometa, Luiz André Corrêa de Ávila, diz que agora será realizado o levantamento topográfico do lugar para viabilizar a construção das 20 casas.

Localizado junto a Estrada da Costa Gama, no bairro Chapéu do Sol, próximo ao bairro Belém Velho, em Porto Alegre, o terreno será dividido em lotes individuais de 1.500 metros quadrados. A área comum será de, aproximadamente, 17,5 mil metros quadrados, para onde estão previstas a construção de creche, entreposto e espaço de lazer. No próximo dia 6 de junho, haverá uma reunião com um arquiteto para dar o início ao estudo do modelo das casas.

Ainda há vagas para o grupo de associados da cooperativa de Porto Alegre. A idéia é fechar em 20. Interessados em ingressar na Comprometa podem entrar em contato com Ávila, pelo telefone (051) 334-9962. “O projeto se viabilizará de forma mais rápida na medida em que o grupo estiver fechado”, observa o presidente. Para fazer parte do grupo, é necessário pagar a inscrição de R$ 50,00 e R$ 353,00 de mensalidade (já incluidas as parcelas do período totalizado até o momento).

A proposta da organização de uma cooperativa habitacional para os professores particulares foi uma das metas da atual direção colegiada do Sinpro/RS. O projeto tem como referência outras experiências realizadas por sindicatos neste setor e busca enfrentar as dificuldades cada vez maiores para a aquisição da casa própria.

O Sinpro/RS foi promotor e incentivador da idéia, provocando e estimulando a discussão junto à categoria. “Depois de formado, cada grupo cooperativado passa a ter vida autônoma, definindo seus próprios estatutos e regulamentos internos”, observa Soraya Franke, coordenadora da Secretaria de Políticas Sociais do Sinpro/RS e sócia da Comprometa.

Comentários