EDUCAÇÃO

Notas

Publicado em 5 de maio de 1998

Consciência ambiental
No Rio de Janeiro, a educação ambiental tem deixado as salas de aula para subir o morro. Uma parceria entre a Fundação Abrinq e a Natura Cosméticos, o Programa Crer para Ver, da Associação Projeto Roda Viva, já atinge 4.500 alunos de primeiro grau e 150 professores de 20 escolas da rede municipal carioca. O trabalho que está sendo desenvolvido pela Escola Pólo Experimental em Educação Ambiental tem conseguido a conscientização de professores e líderes da comunidade. O programa recebe e analisa projetos de ONGs sem fins lucrativos de todas as regiões do Brasil. O endereço é rua Lisboa, 224, Jardim América, São Paulo/SP – CEP 05413-000.

Poeta aos 89 anos
O escritor Édison de Abreu Souza, de Santa Branca, São Paulo, teve seu primeiro livro, O poeta do Monte Santo, publicado em janeiro de 1995, quando estava com 89 anos e sete meses de idade.

Escolar 98
De 28 de setembro a 01 de outubro, acontecerá a 12ª Feira de produtos para escola, escritório e papelaria. Na edição anterior, a Escolar 98 teve um total de 27 mil visitantes e expositores da Alemanha, Argentina, Coréia, EUA, França, Panamá, Taiwan, Austrália, Espanha, Filipinas, Holanda, México e Japão. Outras informações pelo telefone (011) 289.0833 ou e-mail: feiras@francal.com.br.

Congresso Internacional
O mestrado em Educação e o Centro de Ciências Humanas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo, promovem, de 8 a 10 de junho, o Congresso Internacional de Educação Paulo Freire: Ética, Utopia e Educação. Os objetivos do encontro são refletir sobre as mudanças no contexto pedagógico contemporâneo, a partir da práxis de Paulo Freire; contribuir para a discussão sobre ética e utopia na educação; e avaliar as contribuições de Paulo Freire para a atual (re)fundamentação pedagógica. Palestras de Ana Maria Saul, de São Paulo; Adriana Puiggrós, de Buenos Aires; Marco Raul Mejía, da Colômbia; Maria Stela Graciani, São Paulo; Christina Schachtner, da Universidade de Marburg, Alemanha; Jant Hannah, da Inglaterra; e Ana Maria Freire, filha de Paulo Freire. O Congresso conta com o apoio do Sinpro/RS e Adunisinos. Informações pelo telefone (051) 591.1122.

Restruturação Curricular
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), realiza, em duas edições, de 6 a 8, e de 9 a 11 de julho, no Salão de Atos da UFRGS, o V Seminário Internacional de Restruturação Curricular. Em conferências e plenárias temáticas, educadores e pesquisadores do país e do exterior, cujos trabalhos abordam o impacto da globalização política e do mercado, analisam diferentes perspectivas na área da educação. Na programação, temas como Colonialismo, Traumas do Capital, Cidadania, A cultura do livro e Escolarização. Também acontecem atividades paralelas, diariamente, no mesmo local. Entre elas: dia 6, às 19h30min, um painel sobre Paulo Freire, com Ana Freire e professores da Universidade da Califórnia; dia 8, às 18 horas, o encontro dos Movimentos de Alfabetização do Brasil (Mova-Brasil), seguido de relatos de professores do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seja) da Smed Porto Alegre. O livro, com artigos dos palestrantes, será lançado nos dias 7 e 10, às 18 horas. O Seminário tem o apoio do Sinpro/RS, Cpers/Sindicato, Aoergs, Atempa e Fapa. Inscrições até 26 de junho, na Smed (Rua dos Andradas, 680, 6º andar), a R$25,00. Informações pelos telefones 214.1859 e 214.1861. E-mail smed@smed.prefpoa.com.br. Detalhes e currículo dos conferencistas na home page: http://www.prefpoa.com.br/smed/seminario.

Curiosidades do alfabeto
A letra “o” jamais foi alterada em sua forma desde que foi adotada pela primeira vez, no alfabeto fenício, em cerca de 1300 a.C. Não se conhece língua alguma que não apresente a vogal “a”.

Educação Infantil
O III Encontro Estadual de Educação Infantil – “O desenvolvimento da criança e o contexto educativo”, aconteceu no Colégio Rosário, nos dias 29 e 30 de maio. Entre os painelistas, estiveram presentes a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Lígia Kauer, Fúlvia Rosenberg, Renata Maria Conte de Almeida, Ana Paula Fadanelli Ramos, Helen Rose Wainberg, Vera Menezes de Mesquita, Djalma Oliveira Silva e Maira Brauner. Entre os temas abordados Reformas Educacionais e a Educação Infantil, O processo de aquisição da linguagem oral, Psicomotricidade: a construção do movimento subjetivado na criança. O evento teve promoção do Sinpro/RS, Atempa e Cpers/Sindicato.

Recreação na clínicas
De 26 a 29 de agosto, acontece a II Jornada de Recreação Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Entre os temas do encontro A arte no Hospital, O jogo como recurso terapêutico, O brincar e a criança com transtornos de desenvolvimento e Psicopedagogia Inicial – Estimulação a partir dos 3 anos. Durante o encontro haverá sessão de temas livres, onde os participantes poderão relatar suas experiências. O prazo de entrega dos resumos encerra no dia 30 de junho. Mais informações junto ao Serviço de Eventos do HCPA, fone (051) 316.8090. A promoção do evento é do Serviço de Recreação Terapêutica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Comentários