EDUCAÇÃO

Viagem de aprendizado

Stella Máris Valenzuela / Publicado em 30 de setembro de 1998

Saber inglês é quase indispensável em amplos setores do mercado profissional, ainda mais com a crescente oferta de informações e serviços através da Internet, o que em muitos casos exige conhecimentos básicos de inglês. Os cursos no exterior são uma das possibilidades que se tornam cada vez mais procuradas por estudantes e profissionais.

Neste caso, o aluno dispõe de alternativas que vão desde as cosmopolitas cidades de Nova Iorque, Toronto, Londres, Sydney, ou optar por um pequeno lugarejo, como por exemplo Prince Edward Island, no Canadá. As ofertas de cursos e locais são infinitas e o tempo de duração pode ser de uma semana a um ou dois anos. A hospedagem mais usual é em casa de família, algumas vezes na do próprio professor. O preço depende da localidade e do tempo de duração. Nesta página você pode conferir dicas importantes, valor de tarifas aéreas e sugestões de escolas. Mas uma regra fundamental para melhor aproveitar o aprendizado é saber se relacionar com pessoas de diferentes culturas.

Tarifas Áereas*

Porto Alegre/Nova Iorque – a partir de $ 504,00
Porto Alegre/Los Angeles – a partir de $ 676,00
Porto Alegre/Otawa – a partir de $ 860,00
Porto Alegre/Toronto – a partir de $ 899,00
Porto Alegre/Londres – a partir de 979,00
Porto Alegre/Vancouver – a partir de $ 1.118,00
Porto Alegre/Sydney – a partir de $ 1.326,00

* Todos os valores são em dólar americano. Foram fornecidos pela Pangea (051) 228.88.87. Outras informações: – Pangea (051) 228.88.87.E-mail pangea@portoweb.com.br; Unisoli (051) 212.57.22 – 211.02.58

Hospedagem

Casa de Família (Homestay) – Pode ser quarto individual ou duplo. Os planos de alimentação vão da pensão completa ou meia, só café da manhã, ou sem alimentação, mas com direito ao uso da cozinha.

Residência Estudantil – Hospedagem individual, dupla ou tripla em escola, ou em prédio próximo desta, destinado exclusivamente a estudantes.

Flat ou apartamento – Aluguel por um mês para morar sozinho, ou dividir com outras pessoas.

Albergue – Custo bem menor, mas com restrições. Alguns não permitem estada por longo prazo.

Viagem

Alfândega – Antes do embarque, registre seus equipamentos importados junto à Receita Federal. Fique atento aos limites estipulados para compras no exterior.

Menores – Menores de 18 anos devem ter autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis, com firma reconhecida em cartório e redigida em português, com o nome completo, número do passaporte e país de destino.

Bagagem – Vôos para a Europa e América do Sul, o limite de bagagem por passageiro é de 20 quilos. Nos vôos para a América do Norte e Oriente são permitidos dois volumes até 32 quilos cada.

Cartão Telefônico – Têm custos inferiores aos cobrados no Brasil. Podem ser utilizados em telefones públicos, ou no próprio local onde estiver hospedado.

Embarque – Verifique se as taxas de embarque estão incluídas e procure se apresentar no aeroporto no mínimo duas horas antes do horário do vôo.

Passagem – Confira datas, horários, conexões, trocas de aeroportos e/ou de companhias aéreas. Lembre-se que as tarifas promocionais contém muitas regras e restrições.

Passaporte – Cada país possui regras diferentes em relação aos vistos de entrada. Os países que exigem vistos emitidos no Brasil pedem que o passaporte tenha validade igual ou superior a seis meses. Em outros, os vistos são dados na chegada, no posto de imigração.

Medicamentos – Leve os que está acostumado a ingerir. Nos Estados Unidos e Europa é impossível comprá-los sem prescrição médica.

Vacinas – Confira se a vacinação será necessária para o país de destino. As vacinas devem ser ingeridas 10 dias antes do embarque.

Vouchers – É o comprovante do que você adquiriu e pagou pelos serviços contratados. Verifique o comprovante de pagamento da parte terrestre, como curso, acomodação, hotéis, locação de veículos e passeios. E faça valer os seus direitos.

* Guia do Estudante Belta – Brazilian Educational & Language Travel Association – www.belta.org.br
Escolas

– EF – www.ef.com/cambridge – Toll free 0800-118787 (Cambridge, Oxford, Londres, Westminister University, Brighton, Eastborne, Bournemouth, Dauntsey’s School, San Diego, Los Angeles, Califórnia Campus, San Francisco, Flórida, Boston, Curry College, Toronto, Sydney ou Cairns).

– InterNexus – Toll free – 0800-119600 (Estados Unidos, Europa e Austrália).

– International Exchange Services (011) 816.04.42 (Estados Unidos, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Espanha, Itália, França e Alemanha)

– Australian College of English – Tool free – 0800121208 (Sydney e Manly, na Austrália)

Cursos

– Cursos de inglês intensivo ou regular
– Cursos preparatório para Cambridge
– Inglês para negócios
– Programas para adolescentes e adultos
– Laboratório de Computação
– Inglês acadêmico
– Curso introdutório para professor

Seminário debaterá educação básica

Da redação

O Departamento de Educação e a Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizam, nos dias 5 e 6 de novembro, o II Seminário Estadual de Educação Básica, visando dar continuidade à proposta do Fórum Permanente de Educação Básica – COMUNG, instituído no ano passado, na Universidade de Passo Fundo (UPF), pelo Programa Interinstitucional de Integração da Universidade com a Educação Fundamental, formado pelas instituições de ensino superior do COMUNG (Unisc, UCPel, Unijuí, UCS, UPF, Urcamp, Feevale, URI e Unicruz).

Atualmente, o Programa Interinstitucional abrange 352 municípios do Rio Grande do Sul e está estruturado em quatro metas básicas. A primeira pretende integrar as nove instituições de ensino superior participantes do Programa em um núcleo articulador de ações comuns e específicas na área da Educação Fundamental; a segunda tem como objetivo capacitar agentes da Educação Fundamental, através de cursos, oficinas e seminários de atualização pedagógica; a terceira traduz o desejo de contribuir para a prática da pesquisa no ensino fundamental; e a quarta meta almeja produzir e divulgar materiais teórico-metodológicos e didáticos.

Concebido em 1990, o Programa Insterinstitucional de Integração da Universidade com a Educação Fundamental, já editou quatro livros: Alfabetização: espaço e desafios (1993); Fazer pedagógico: construção e perspectivas (1994); Projeto Político Pedagógico: da intenção à decisão (1995) e Qualidade em Educação: um debate necessário (1997). O quinto livro da série Interinstitucional Universidade – Educação Básica, será editado este ano com o tema currículo.

O evento, coordenado por Ieda de Camargo, acontecerá na Unisc. Outras informações pelos telefones (051)713.1855 e (051) 713.1011.

Notas 

Matemática
Pré-alfabetização matemática é o título do curso promovido pela Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar/Porto Alegre (Omep) no dia 21 de outubro, das 19h às 22h15min. De 24 a 31 de outubro será a vez da Alfabetização matemática, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h. Informações pelo telefone (051) 224-5895.

Acidentes de trabalho
Já está a disposição dos interessados o livro Estudos epidemiológicos dos acidentes do trabalho em Porto Alegre, ano 1991. O trabalho é uma publicação da Editora da Unisinos. Informações: (051) 590.8239.

O jogo da Onda
O Laboratório de Educação Ambiental em Saúde (Leas) da Fundação Oswaldo Cruz desenvolveu o Jogo da onda. Trata-se de um jogo educativo criado para ajudar na prevenção ao uso de drogas e promover discussão entre adolescentes de mais de 12 anos. O projeto foi elaborado a partir da primeira experiência do Leas com o jogo Zig Zaids, lançado em 91, que trata sobre a Aids. Informações: (021) 598-4382 e 290-1146.

Novo Hamburgo
De 16 a 21 de novembro, a Fundação Escola Técnica Liberato Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, realizará a 13ª MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia do Ensino Médio da América do Sul, e o 5º SIET – Seminário Internacional de Educação Tecnológica da América do Sul. No encontro serão apresentados 110 projetos desenvolvidos por alunos de escolas técnicas de vários países da América Latina, que estarão concorrendo a prêmios e também a possibilidade de participar da 50º International Science and Engineering Fair – ISEF, em maio de 1999, nos Estados Unidos. Outras informações pelo telefone (051)595.8000 ou no site www.liberato.com.br.

Educação ambiental
Proporcionar à comunidade escolar vivências em educação ambiental, realizando atividades de estímulo e complementares às desenvolvidas em sala de aula é um dos objetivos do Programa de Visitações ao Rincão Gaia, sede rural da Fundação Gaia, ONG ambientalista fundada em 1987 pelo ecologista José Lutzenberger. Localizado em Pantano Grande, o Rincão Gaia é um exemplo de recuperação de áreas degradadas. No lugar dos antigos buracos das pedreiras existem hoje lagos e no seu entorno grande variedade de plantas típicas de ambientes áridos, que formam jardins de rara beleza. Professores interessados em agendar visitas ou obter outras informações podem entrar em contato com a entidade pelo telefone (051) 331.3105 ou 330.3567.

 

Comentários