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Nº 030 | Ano 4 | Abr 1999
ENSINO PRIVADO

Sinpro/RS lança campanha de sindicalização em todo o estado

Meta é somar 2.250 novos professores ao quadro social da entidade neste semestre. A iniciativa está inserida na política de auto-sustentação do sindicato, que prevê as mensalidades dos associados como o principal item da receita da entidade no próximo ano. O foco central da campanha serão os professores das Universidades Privadas do Rio Grande do Sul.

Com o objetivo de associar 55% da categoria até o ano 2000, desafio definido pelo 5º Congresso Estadual dos Professores (5º Cepep), o Sinpro/RS inicia neste mês uma nova ofensiva de sindicalização. A meta para o primeiro semestre é somar 2.250 professores ao quadro social da entidade, que conta atualmente com 10.616 associados em todo o estado (39,6% da base).

A ação faz parte da política de auto-sustentação adotada pelo sindicato, que busca ter nas mensalidades dos associados o principal item de sua receita. Em contrapartida o Sinpro/RS devolve ao professor-sócio o valor do Imposto Sindical arrecadado pela entidade e tem diminuído gradativamente o percentual da Contribuição Assistencial (veja quadro ao lado). A direção do sindicato entende que esse gesto contribui para o fortalecimento da liberdade e da autonomia sindicais.

Segundo Amarildo Pedro Cenci, diretor do sindicato, a nova campanha de sindicalização será mais direcionada aos mestres do ensino superior. “Ser professor de universidades deixou de ser um trabalho complementar, mesmo porque esta atividade tem uma participação importante no orçamento familiar”, explica Cenci. “Este profissional, que recebe um salário e tem condições de trabalho conquistadas e reguladas pelo Sinpro/RS, também deve fazer parte de sua entidade representativa associando-se a ela”, convoca.

Cenci lembra que na campanha de sindicalização do ano passado, somente em Porto Alegre, 127 professores do ensino superior passaram a fazer parte do quadro social da entidade. “Temos a expectativa de que neste ano este número seja cinco vezes maior”, observa.

Um dos passos da campanha será a distribuição de um anúncio institucional com informações sobre o trabalho do sindicato, o seu papel e conquistas e os serviços que podem ser usufruídos pelos associados. “O sindicato conta com parceiros indispensáveis nesta atividade, que são os professores já associados”, destaca o diretor. Ele lembra a significativa participação dos sócios em campanhas anteriores. “Só para ter uma idéia, no ano passado mais de um terço dos 2.010 novos sócios foram apresentados por professores já ligados ao Sinpro”, diz.

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