GERAL

As brincadeiras de um professor

Dóris Fialcoff / Publicado em 25 de junho de 1999

Há muito tempo que o professor de matemática e psicopedagogo Djalma Oliveira da Silva carrega uma bandeira: criança precisa brincar. Na escola onde trabalha, já havia auxiliado na criação e instalação de uma brinquedoteca. E, como criança é criança em qualquer lugar, o professor também leva seu conhecimento e dedicação para a comunidade, voluntariamente. Há quase dois anos, realiza um trabalho no Clube de Mães Vila Nova, em Porto Alegre.

A instituição existe desde outubro de 1979 e, no último mês de abril, inaugurou o Centro Cultura, espaço que aposta na educação para o desenvolvimento das potencialidades do seu público, tanto individual quanto coletivamente. Lá, Djalma é responsável por oficinas pedagógicas, pela orientação em tarefas escolares e, claro, por uma brinquedoteca, batizada de Mundo Encantado. E ainda tem mais: biblioteca e atividades como dança, teatro e artes plásticas.

O professor de matemática fala com admiração do Clube que “abriu as portas para a comunidade”, tanto que as escolas do bairro Jardim Vila Nova estão participando das atividades e encaminhando alunos. Isso proporciona, portanto, uma interação entre crianças carentes e não-carentes dos dois aos 12 anos de idade.

Emocionado, Djalma diz que essa experiência só o tem feito crescer e ver o mundo de forma mais abrangente. Ele se empolga com os planos de uma exposição com os “talentos artísticos” que estão descobrindo e, principalmente, quando conta sobre o que ouviu de um menino no Centro Cultura: “aqui a gente sente prazer!”.

Coisa de Mestre quer revelar o perfil humano e o trabalho dos profissionais do Magistério. Se você conhece algum professor que desenvolva outras atividades de forma profissional ou como hobby, faça contato com o Extra Classe. A Redação agradece.

Comentários