Jornal Extra Classe - Jornalismo além da superfície
Nº 034 | Ano 4|Agost 1999
PERGUNTA DE MESTRE

Como agir com o aluno que utiliza drogas?

Dóris Fialcoff

Uma das dúvidas que atormenta os professores é a de como lidar com o aluno usuário de drogas. As situações são diversas e exigem muita sensibilidade. “Ninguém conhece melhor o aluno do que o seu professor e é ele quem deve detectar o problema”, diz Carmem Freitas, presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen). Para ela, antes de mais nada é fundamental que se trabalhe a prevenção em sala de aula e que as instituições de ensino tenham programas específicos para capacitar o corpo docente. “A desinformação nas escolas geralmente é igual à encontrada no resto da sociedade, e isso só piora a situação”, diz Carmem. Segundo ela, não há saída sem esta capacitação. Para a prevenção, é necessário que se tenha a capacidade de observar o desempenho do aluno e sua concentração para, a partir disso, tomar atitudes.

Mas, prevenção à parte, ainda resta a dúvida de como o professor deve se comportar quando o estudante está sob efeito de drogas (inclusive álcool) em ambiente de aula. Para Carmem, a cautela é o primeiro passo. “O melhor a fazer é, com jeito, retirar o aluno da aula e comunicar os pais. Isto deve ser feito na forma de confronto afetivo, em que o estudante sinta confiança no professor”, afirma a especialista. “De um lado temos um aluno com problemas e, do outro, os demais, que não devem ser influenciados e nem prejudicados pelos hábitos do colega”, salienta.

O passo seguinte é encaminhar o aluno para o serviço de orientação educacional e, a partir daí, em conjunto com a família, dar um acompanhamento mais efetivo na busca de uma solução.

A coluna Pergunta de Mestre é publicada mensalmente pelo Extra Classe . Suas questões podem ser encaminhadas pelo e-mail comunica@sinpro-rs.org.br ou pelo telefone (051) 211.1150

Adicionar aos favoritos o permalink.
© Copyright 2014, Jornal Extra Classe - Todos os direitos reservados.

Os comentários estão encerrados.