EDUCAÇÃO

Sinpro/RS sorteará viagens para cidades históricas do Brasil

Campanha de Sindicalização / Publicado em 22 de março de 2000

O Sinpro/RS lança, em março, mais uma campanha de sindicalização. O novo desafio prevê a soma, durante este ano, de 2.084 professores ao quadro social da entidade, o que significa associar 55% da base. A nova campanha de sindicalização, que tem como slogan Conheça seu sindicato e redescubra o Brasil, sorteará quatro pacotes de viagens para cidades históricas do país (Recife/Olinda, Salvador/Por to Seguro, Belo Horizonte/ Ouro Preto e Rio de Janeiro/ Petrópolis). O sorteio será em junho.

A meta foi definida no 5º Congresso Estadual dos Professores (5º Cepep). Além de fortalecer a organização da categoria, a ampliação sistemática do quadro social da entidade está inserida na estratégia de construir paulatinamente sua auto-sustentação, fazendo-a depender cada vez mais da livre associação dos professores.

A fórmula elaborada pela direção do sindicato para essa política, iniciada há quatro anos, é simples. Anualmente se reduz o percentual da Contribuição Assistencial ou de Dissídio (taxa cobrada de todos os professores, independente de associação, devido a negociação dos acordos coletivos) e estipula-se o número correspondente de novos associa dos para contrabalançar a receita. A redução da contribuição é aprovada em assembléia geral. Para este ano, o desconto passou de 4,25% para 3,75%, dividido em duas parcelas.

O primeiro pacote a ser sorteado será para Recife/Olinda. Concorrem a ele os professores que apresentaram um novo sócio à entidade. As outras três viagens serão sorteadas entre todo o quadro social do Sinpro/ RS.

Sindicato lança site sobre escolas particulares no estado

O Sinpro/RS está organizando uma página no site da entidade sobre as escolas da rede particular do estado. O novo espaço, chamado Raio X das escolas particulares do Rio Grande do Sul, traz informações como o número de matrículas na Educação Básica e Superior nos quatro anos, o crescimento e investimentos das instituições em obras de infra-estrutura (prédios, novos campi) e o reajuste das mensalidades e salários dos professores e funcionários.

Segundo a direção da entidade, a página tem como objetivo munir a imprensa e a comunidade em geral de informações sobre o setor. O espaço já pode ser acessado. Em janeiro passado, o site do Sinpro/ RS teve 5 mil acessos. Durante 1999, o número de internautas que visitou a página do sindicato chegou a 51 mil.

Comentários