OPINIÃO

Conceitos básicos de sociedade e cultura – Parte 2

Por Barbosa Lessa / Publicado em 10 de setembro de 2000

Conceitos básicos de cultura por Barbosa Lessa

Ilustração: Schröder

Ilustração: Schröder

Cultura é tudo aquilo que, não sendo estrutura biológica nem comportamento instintivo, se acrescenta à figura física do indivíduo.

Por exemplo: a criança começa emitindo vagidos e outros sons rudimentares, até que esses se transformem em linguagem articulada com significados precisos; e então a Língua já será expressão cultural.

Cultura também é tudo aquilo que o homem acrescenta à natureza, operando sobre o ambiente que o cerca.

Por exemplo, na mata há galhos, folhas, raízes, cipós; quando um índio pega de um galho de guatambu e o retesa com cipós, a flecha já será uma expressão cultural. Cultura e Sociedade são reciprocamente dependentes.

É a posse de uma Cultura que dá à sociedade sua unidade psicológica e permite que indivíduos vivam em conjunto com um mínimo de ambiguidades.

E é a Sociedade, por seu comportamento coletivo, que dá à cultura uma manifestação expressa, objetiva, assimilável pelo indivíduo e transmissível de geração em geração.

Para fins puramente conceptuais podemos colocar de um lado a cultura material, ergológica e, de outro, a cultura imaterial.

A primeira, que se identifica com o conceito de Civilização, é representada pelos equipamentos, artefatos e técnicas de que o grupo social se serve para atuar sobre a natureza. A segunda se constitui num sistema de símbolos, ideias, atitudes, reações emocionais condicionadas e maneiras socialmente padronizadas.

Na base disso tudo está a comunicação, que é o processo pelo qual o ser humano – originalmente uma unidade física – se integra a uma unidade maior, a comunidade e o
processo pelo qual se transmitem numa sociedade, as ideias, sentimentos, estruturas especiais, bens e mercadorias.

A comunicação seria a coisa mais fácil deste mundo se houvesse, para complica-la, a competição – a começar pela competição ecológica, que é a disputa dos recursos naturais pelos seres vivos. Mas a cultura brasileira não ignora o fenômeno, e tanto assim e já sacramentou um provérbio: “Quem não se comunica se trumbica”.

(Confira a primeira parte)

Barbosa Lessa é escritor, folclorista, colunista do jornal Extra Classe

Comentários