EDUCAÇÃO

Professores paralisam para garantir salários

Publicado em 15 de novembro de 2000

Urcamp

Depois de várias tentativas frustradas de acordo com a reitoria da Urcamp, os professores da instituição decidiram pela paralisação de suas atividades, na tarde do dia 17 de outubro, em assembléia da categoria convocada pelo Sinpro/RS. Durante todo o dia 18, os profissionais paralisaram suas atividades e permaneceram reunidos no ginásio da instituição aguardando uma resposta da reitoria. O motivo foi o atraso no pagamento dos salários de agosto e setembro. O Sinpro/RS notificou a universidade por várias ocasiões, já que os atrasos vem sendo constantes desde o início do ano.

Conforme definição da última assembléia, os professores da Urcamp reivindicam a regularização dos salários atrasados e a manutenção do pagamento em dia nos meses subseqüentes. O prazo estabelecido para a categoria para a regularização da folha de pagamento é 3 de novembro. No próximo dia 7 de novembro será realizada nova Assembléia dos Professores para avaliar a situação. O local será a sede da Unimed, às 19 horas.

Desconto máximo deve ser sobre o teto

O percentual de desconto do INSS do salário de todos os trabalhadores deverá ser realizado, no máximo, sobre o teto estabelecido pela tabela do Instituto. O alerta é do Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS). De julho a outubro deste ano, o teto foi de R$ 1.328,25 com percentual de desconto de 11%¨. “No caso do professor trabalhar em mais de uma escola e atingir o teto em apenas uma delas, não deverá efetuar o desconto nas demais”, observa a Luciane Webber Toss, da Assessoria Jurídica do Sindicato. Para isso, basta comunicar as outras instituições de ensino. Os professores que já descontaram acima do teto podem requerer os valores dos últimos cinco anos no posto do INSS mais próximo da residência. Junto com o requerimento deverão ser anexados os contracheques comprovando os descontos a maior.

Comentários