EDUCAÇÃO

6º Cepep reuniu mais de 350 professores

Publicado em 7 de dezembro de 2000

6º Cepep reuniu mais de 350 professores

O 6º Congresso Estadual dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (CEPEP) reuniu mais de 350 professores, delegados de suas respectivas instituições de ensino, de 10, 11 e 12 de novembro, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Nos três dias do encontro foram debatidas as conjunturas nacional e internacional, política educacional, organização dos trabalhadores e as estratégias do Sindicato para os próximos anos. Entre os painelistas, o jornalista e escritor Carlos Heitor Cony. Na ocasião, a categoria fez uma homenagem especial ao escritor Luiz Carlos Barbosa Lessa, patrono da Feira do Livro de Porto Alegre neste ano, e um dos colaboradores do Extra Classe. Confira as principais estratégias aprovadas no 6º CEPEP:

Hora-Atividade: a luta contra uma injustiça

O aumento de dias letivos, o maior cuidado no acompanhamento dos estudos dos alunos, o atendimento às necessidades e dificuldades individuais, a (re)avaliação constante são bandeiras que os professores e o Sinpro/RS defendem como forma de qualificar o ensino. O VI CEPEP aprovou que o Sinpro/RS considere o reconhecimento e a remuneração da Hora-Atividade (trabalho extraclasse) como luta estratégica dos professores do ensino privado gaúcho.

Aluno-cliente, aluno-tirano: a face oculta da violência na escola privada

Na defesa de uma educação de qualidade, verdadeiramente formativa e que preze as relações de respeito e de integridade humana, o Sinpro/RS deverá realizar uma série de encontros e seminários para a discussão e aprofundamento do tema.

O objetivo é buscar medidas de superação do problema bem como denunciar em reportagens no jornal Extra Classe e outros veículos de comunicação do Sindicato qualquer situação de tratamento desumano e vexatória que fira a dignidade pessoal e profissional dos educadores.

A Fundação do sindicato

Com o objetivo de ampliar e potencializar as iniciativas do Sinpro/RS, a entidade criará uma Fundação – um órgão jurídico que viabilizará uma política mais incisiva na internet, no jornal Extra Classe, entre outros.

Portal na Internet

A Internet – rede mundial de computadores – tem se tornado uma fonte de pesquisa. Diante deste fato, o Sinpro/RS transformará seu site (www.sinpro-rs.org.br) em um portal de referência em educação e informação. Além dos serviços do próprio Sindicato, o objetivo é prover recursos como páginas da internet, ftp, correio eletrônico (e-mail), ligação instantânea com museus, bibliotecas, centro de pesquisa, organizações governamentais e jornais de todo o mundo.

A Escola do Professor

Trata-se de uma iniciativa com objetivo de oferecer cursos para os professores, organizados para atender as necessidades específicas, como, por exemplo, treinar o uso da voz ou para oferecer cursos de especialização em convênios com universidades ou, ainda, para intermediar negociações de grupos de professores com instituições com vistas a cursos de Mestrado ou Doutorado.

Comentários