EDUCAÇÃO

A democratização em debate

Publicado em 3 de junho de 2001

A universidade comunitária e seu compromisso com os princípios democráticos foi tema do seminário Limites e Possibilidades da Educação Superior na Região, realizado pelo Sinpro/RS em São Gabriel no dia 12 de maio. O encontro consolidou-se um fórum de debates sobre experiências de democratização vividas por instituições universitárias e teve como resultado prático, o agendamento de dois novos encontros: em Alegrete, no mês de julho, e em Bagé, no mês de setembro.

Os debates tiveram a participação de Jaime Wünsch, professor da Unijuí, Jaime Giolo, pró-reitor da UPF, e João Pedro Schmidt, professor da Unisc. Wünsch destacou os objetivos estratégicos das universidades citando a redução das desigualdades sociais, o desenvolvimento sustentável, a preservação da cultura e o fortalecimento da Democracia. Giolo abordou a inserção regional das universidades comunitárias e a importância da representação da sociedade organizada nas instâncias de decisões das mantenedoras. Schmidt dissertou sobre sua experiência na Unisc, universidade considerada exemplo de instituição democrática. Schmidt salientou que o processo para que as universidades sejam ambientes de pleno exercício da democracia passa por uma série de procedimentos que vão do processo eleitoral transparente à definição orçamentária.

O debate sobre o processo de democratização das universidades comunitárias que se seguiu aos painéis trouxe à tona a questão da Urcamp – instituição comunitária, integrante do Comung (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas), e que, no entanto, está longe de ser considerada uma universidade democrática. Atrasos salariais constantes, o desconhecimento do próprio estatuto da fundação mantenedora e do regimento da universidade pela maioria dos professores e falta de transparência administrativa revelam o descaso da instituição para com seus profissionais.

No seminário, ficou definida ainda uma ampla divulgação dos documentos do Comung que explicitam o perfil e os compromissos das universidades comunitárias e a importância da sindicalização dos professores da Urcamp ao Sinpro/RS como forma de fortalecer as iniciativas da entidade em defesa da dignidade dos professores daquela instituição.

Comentários