CULTURA

Outros Títulos

Publicado em 3 de junho de 2001

O Brasil, Território e Sociedade no início do século XXI – Milton Santos e Maria Laura Silveira

O mais recente trabalho do renomado geógrafo brasileiro no exterior. É um retrato das novas quantidades e sobretudo das qualidades do território que, vistas de maneira dinâmica, oferecem fundamentos para vislumbrar tendências em um futuro próximo. O território já usado pela sociedade ganha usos atuais, que se superpõem e permitem ler as descontinuidades nas feições regionais. Cada região não acolhe igualmente as modernizações nem seus atores dinâmicos, cristalizando usos antigos e aguardando novas racionalidades. Editora Record. 471 páginas. Preço não divulgado.

 

Formando Professores Profissionais – Quais estratégias? Quais Competências? – de Philippe Perrenaud, Leopold Paquay, Marguerite Altet, Évelyne Charlier

O livro pretende responder sobre quais seriam as competências essenciais dos professores experientes, como se constroem essas competências profissionais e, o principal, como formar professores para que eles se tornem capazes de refletir sobre suas práticas. Artmed Editora. 224 páginas, R$ 36,00.

 

 

Compêndio de História da Literatura Brasileira – Sílvio Romero

Trata-se da primeira parte da publicação das obras completas do professor e crítico de literatura que nasceu em 1951 e morreu 1914. A intenção dos editores é colocar à disposição não só do público leitor em geral, mas também de escolas e universidades uma obra referencial sobre o Brasil. Edição conjunta da Universidade Federal de Sergipe e Imago Editora, 459 páginas. Preço não divulgado.

 

 

Ciência, Ética e Sustentabilidade – Desafios ao novo século – vários autores

Defende que o desenvolvimento sustentável é uma utopia possível e sua construção é plausível por existir atualmente uma crise atual de paradigmas que movem o progresso industrialista, autorizando um outro modo de pensar o desenvolvimento humano. Com renovada ética, a ciência pode cumprir um importante papel neste sentido. Cortez Editora – Unesco – CDS/UnB, 192 páginas, R$ 19,00.

 

 

Alfabetização Científica – Questões e desafios para a educação – Attico Chassot

Sintetiza reflexões sobre educação em ciências de forma a marcar uma interpretação da ciência como produção cultural. Discute questões como cidadania, tecnologias, formação de professores, linguagem, história, política, saberes populares, escolares e religião. Editora Unijuí, 432 páginas. Preço não divulgado.

 

 

Gramsci: Filosofia Política e Bom Senso – de Michel Debrun

Livro finalmente publicado de um dos mais respeitados pesquisadores da obra do filósofo italiano. Debrun foi professor da Unicamp, onde atuava no Centro de Lógica e Epistemologia até 1997, quando faleceu antes de completar a revisão de sua tese. Porém, deixou instruções para que fosse publicado o texto original. O autor nasceu e estudou na França, onde lecionou por dez anos antes de radicar-se definitivamente no Brasil nos anos 60. Editora da Unicamp, Fapesp, CLE – 290 páginas.Preço não divulgado.

Comentários