EDUCAÇÃO

Eleições no Sinpro/RS serão em setembro

Publicado em 1 de julho de 2001

sindicato1

Foto: René Cabrales

Foto: René Cabrales

A diretoria que ficará a frente do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) no período 2001/2004 será eleita de 3 a 5 de setembro, num pleito que envolverá mais de 12 mil professores votantes em todo o Estado. O processo eleitoral no Sindicato começou no dia 9 de junho, com aprovação da Assembléia Geral, e está sendo coordenado pela Comissão Eleitoral formada pelos professores Onoí Juarez Vieira Carneiro, Rômulo Escouto, Fátima Áli, Ermengarda Cavalheiro e Flori Cardoso Prestes.

O prazo de inscrição das chapas vai até 17 de julho. As inscrições devem ser feitas na sede estadual do Sinpro/RS (Avenida João Pessoa, 919), em Porto Alegre, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h, de segunda à sexta-feira. O requerimento de registro de chapa, assinado por qualquer dos candidatos que a integram, deve ser endereçado à Comissão Eleitoral. O registro da chapa deve apresentar a composição de 99 diretores (75 da Delegacias Regionais, 18 da Direção Colegiada e seis do Conselho Fiscal) ou, no mínimo, 2/3 da Direção Colegiada (12) e do Conselho Fiscal (quatro) e 1/3 da representação das Delegacias Regionais (25).

Podem votar nesse pleito os professores associados ao Sinpro/RS que, na data da eleição, tiverem mais de três meses de filiação, estiverem com as mensalidades quitadas até 30 dias antes das eleições, trabalhando em escolas da base territorial do Sindicato e no gozo dos direitos sociais conferidos no estatuto da entidade. O professor aposentado tem assegurado o seu direito de voto.

“O Sinpro/RS é uma entidade que tem aumentado anualmente seu quadro social”, observa Cássio Bessa, diretor do Sindicato. “As eleições acontecem de três em três anos e é um momento importante para se garantir a democracia e a representatividade da direção frente aos professores”.

Comentários