EDUCAÇÃO

Professores reafirmam a importância da democracia

Publicado em 26 de setembro de 2001

Os professores presentes no 2º Seminário Limites e Possibilidades da Educação Superior na Região da Campanha e Fronteira Oeste, realizado pelo Sinpro/RS em Santana do Livramento, no dia 11 de agosto, ratificaram a importância do processo democrático nas universidades comunitárias, destacada na primeira edição do evento, realizada em São Gabriel. Também agendaram a próxima edição do seminário para o dia 27 de outubro, em Bagé, quando a Associação dos Professores da FAT (Aprofat) apresentará os relatórios das reuniões que está promovendo para discutir a reformulação do estatuto da Fundação Átila Taborda (FAT), mantenedora da Urcamp.

O seminário contou com a participação da professora Velci Soares Machado, diretora geral do campus Santo Ângelo da Universidade Regional Integrada – URI, e do professor José Lazzari, Reitor do Centro Universitário – Univates, que apresentaram as experiências das respectivas instituições no fortalecimento da democracia e desenvolvimento regional. Já a advogada Luciane Toss, assessora jurídica do Sindicato, no painel A questão democrática nos estatutos das universidades comunitárias, promoveu um quadro comparativo do estatuto de várias mantenedoras com o da FAT.

A diretora geral da URI/Santo Ângelo destacou as eleições diretas e proporcionais na instituição, envolvendo, inclusive, a própria comunidade da região. “Todos os cargos são eletivos”, observou. Verci foi presidente da Associação dos Docentes da URI. O Reitor da Univates afirmou que as universidades comunitárias não devem estar subordinadas a empreendimentos de grupos empresariais ou familiares.

“Os bens dessas instituições não se vinculam a pessoas. Pertencem à comunidade”. Na Univates, os cargos dirigentes também são eleitos e têm apenas uma possibilidade de reeleição consecutiva. Lazzari representou os professores na associação dos docentes antes de assumir como Reitor da instituição. “Os cargos são transitórios”.

Comentários