CULTURA

Extrato

Publicado em 21 de novembro de 2001

O Autonauta do Bom Fim – Walter Doege – O livro conta a história de um mendigo louco que vive sob uma palmeira na avenida Osvaldo Aranha, em Porto Alegre, e passa o tempo filosofando. O personagem apresenta inúmeras contradições entre a sanidade e o que se chama loucura. Dotado dessa inquietude, Walter Doege busca na música os elementos necessários para articular seu “quase-romance”. Editora Palimpsesto Comunicação, 88 páginas.

 

Tractatus Lógico-Philosophicus – Ludwig Wittgenstein – Editado originalmente em 1921, este livro foi o único trabalho filosófico de Ludwig Wittgenstein (1889-1951) publicado em vida. O leitor identificará, nesta nova tradução, um dos textos que influenciou decisivamente o positivismo lógico e toda a posterior discussão sobre a filosofia da linguagem. Editora da USP, 295 páginas.

 

 

sem_fotoCiberespaço e Formações Abertas, Rumo a Novas Práticas Educacionais? – Séraphin Alava & Colaboradores – Vários especialistas em processos de formação midiatizada tentam mostrar que o ciberespaço pode ser uma oportunidade de valorizar e ajudar na formação de professores e para a atualização ao longo da vida. O livro mostra que as novas tecnologias adaptaram-se às modalidades de ensino e de aprendizagem do século XXI. Editora Artmed, 224 páginas.

 

Cultura e Religiosidade Cabocla, Movimento dos Monges Barbudos no Rio Grande do Sul, 1938 – Henrique Aniceto Kujawa – Como parte da Série Dissertações – História, este livro busca resgatar o Movimento dos Monges Barbudos a partir da memória de seus participantes e reflete sobre as diferentes memórias produzidas pela imprensa da época, pela Igreja Católica e pela historiografia. É no contexto dos anos de 1930 que este grupo se manifesta. Editora UPF, 165 páginas.

 

Coleção Palavra 2 – Barbosa Lessa (CD) – O Espaço Engenho e Arte realiza a segunda edição da Coleção Palavra, desta vez com a obra de Barbosa Lessa em CD. Além de uma introdução feita pelo próprio Barbosa Lessa, sobre sua obra, há a narração dos 13 textos feita por Paixão Cortes. Espaço Engenho e Arte.

 

 

Apocalipse, A Espécie Terminal – Assis Brasil – A Trilogia Teocrática – formada por Jeová dentro do Judaísmo e do cristianismo e A vida pré-humana de Jesus/O mistério da imortalidade – do escritor piauiense Assis Brasil se completa com esta concepção interpretativa do Apocalipse bíblico. O autor coloca duas mentes especulativas utilizando-se da forma narrativa do romance para escrever um ensaio e esclarecer as etapas que colocarão o homem frente a frente com o seu Criador. Editora Imago, 276 pág.

Comentários