GERAL

Fórum de Educação reúne 17 mil participantes

Publicado em 20 de novembro de 2001

Realizado entre os dias 24 e 27 de outubro em Porto Alegre, o Fórum Mundial de Educação teve 17 mil participantes, superando as expectativas iniciais da organização do evento, que previa 15 mil inscritos. O FME reuniu educadores, professores e estudiosos de todo o planeta para discutir o tema central A Educação em um Mundo Globalizado. Nos quatro dias do fórum, aconteceram mais de 780 debates em diversos pontos de Porto Alegre. O espaço mais amplo foi o Gigantinho, mas as discussões espraiaram-se pelo Teatro da Ospa, Ginásio Tesourinha, Salão de Atos da UFRGS, escolas estaduais e municipais e armazéns dos Cais do Porto. No último dia, a programação começou com uma avaliação do público sobre o FME. Dois repórteres percorreram as arquibancadas do Gigantinho para colher opiniões e sugestões para o II Fórum Mundial de Educação que já ficou marcado para 2002.

Dito e Feito
“Quem não reconhece a cultura do outro não conhece a sua própria cultura.” (Bernard Charlot, doutor em Ciências da Educação, França)

“É necessário resistir ao uso das diferenças culturais como incentivadora do ódio.” (Elsie Rockwell, doutora em Investigação Educativa, México)

“Escrevo carta para as amigas. Escrevo poesias, com a ajuda da minha filha. Antes era uma tristeza pegar ônibus. Sempre precisava da ajuda dos outros. Agora é diferente.” (Edith Ferraz, 69 anos, educanda do MOVA-RS)

“Educação é um direito universal essencial, não é serviço.” (Ramón Moncada, pedagogo colombiano)

“A escola é a única instituição que tem capacidade para incluir aqueles que a sociedade pretende excluir.” (Daniel Filmus, scretário de Educação de Buenos Aires)

Comentários