EDUCAÇÃO

Sinpro/RS quer novos sócios neste ano

Publicado em 13 de março de 2002

SINDICALIZAÇÃO

Está chegando às escolas a nova campanha de sindicalização, promovida pelo Sinpro/RS. A meta é somar 2002 novos sócios. O apelo não poderia ser mais atual: É tempo de equilibrar forças. É tempo de participação. “A existência de uma representação sindical forte sempre foi muito importante”, observa Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. “Agora, mais do que nunca”, acrescenta, lembrando as várias iniciativas que têm buscado precarizar das relações de trabalho. Vide o projeto de lei 5483/01, que faz alterações profundas à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): já foi aprovado na Câmara dos Deputados e está em análise no Senado Federal. Antes mesmo do lançamento da campanha, o sindicato somou 183 novos sócios.

A campanha de sindicalização 2002 prevê uma série de prêmios aos professores. Os sócios que sindicalizarem colegas concorrerão a um automóvel Pálio EX e, a cada dez novos colegas que associarem, ganham um celular Nokia 5125, com linha. Todos os sócios (inclusive os novos e os sindicalizadores) concorrem a uma viagem de sete dias para Maceió, com acompanhante; um computador Pentium 1 Giga e uma TV Philips 29″.

Conquistas – Um dos passos da campanha está sendo a distribuição de material publicitário que inclui um folder institucional com informações sobre o trabalho do sindicato, seu papel, suas conquistas e seus serviços. “Muitos professores não se dão conta que garantias como o piso salarial, auxílio creche, adicional por aprimoramento acadêmico, desconto na mensalidade escolar para dependentes, adicional por tempo de serviço e a estabilidade do aposentando são, entre tantas outras, conquistas do Sinpro/RS, um sindicato fortalecido pela adesão de sua categoria”, expõe Fuhr. “São resultados de muita negociação, de mobilização, de participação”.

Por outro lado, o Sinpro/RS também está reafirmando os serviços prestados para seus associados. Entre eles, Fuhr cita a página pessoal e endereço eletrônico gratuitos, assistência jurídica trabalhista e previdenciária gratuitas, plano de saúde, plano odontológico, jornal Extra Classe e o Fundo de Apoio à Qualificação Docente (FAQ). Além disso, garante descontos em cinemas, shows, peças teatrais, seminários e em mais de mil estabelecimentos comerciais em todo o Estado, como livrarias, academias e hotéis.

Iniciar o ano letivo com uma campanha de sindicalização já é tradicional no Sinpro/RS. A campanha do ano passado, que tinha como meta sindicalizar 1.812 novos professores, superou as expectativas ao conquistar mais 2.271 sócios até o final de dezembro. “Em setembro do ano passado, o Sindicato bateu o recorde de sindicalizados, tendo um total de 12.649 professores”, destaca Marcos Fuhr. A entidade espera contar com o envolvimento de mais de 12 mil associados na conquista de novos sócios. Existem mais de 26 mil professores que trabalham no ensino privado no Estado.

Comentários