EDUCAÇÃO

Notas

Publicado em 13 de abril de 2002

Liberato em negociação
Foi reaberto o processo de discussão da Convenção Coletiva de Trabalho da escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Apesar do acordo salarial ter sido feito por um prazo de dois anos, os professores aprovaram, em assembléia geral, a reabertura da negociação, já que a projeção da inflação que orientou o fechamento do acordo existente foi acima do previsto. Também foram incluídas na pauta questões referentes a melhorias no plano de saúde e mudanças no vale alimentação. Até o fechamento desta edição, o governo não havia sinalizado interesse em reabrir as negociações, especialmente nas cláusulas com repercussão financeira. Vale lembrar que a data base da Fundação também é março.

Processo contra Ucpel na reta final
O processo sobre o pagamento das diferenças salariais referentes aos dissídio de 1989, ajuizado pelo Sinpro/RS em 1991, contra a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) chega a sua fase final. A justiça deu ganho de causa aos professores com uma sentença que dá garantia líquida e certa de R$ 10,5 milhões para os 54 sócios, na época do ingresso da ação, além de integralizar 34% no valor da hora aula atual. Os outros 290 professores foram excluídos por decisão do Tribunal Superior do Trabalho, por considerar que só os associados ao Sindicato é que podem ser beneficiados pelo processo. O Sinpro/RS recorreu ao Supremo Tribunal Federal para a reinclusão desses docentes e ainda aguarda uma decisão. A finalização do processo forçou a UCPel a procurar o Sinpro/RS para negociar. Em março, foram realizadas duas assembléias, as quais rejeitaram a proposta apresentada pela Universidade, que teria ficado aquém das expectativas dos professores. Foi dado prazo até 11 de abril para que a reitoria se manifeste.

Novidades no portal do Sinpro
O Sinpro/RS abriu um canal interativo para os internautas avaliarem o portal da entidade (www.sinpro-rs.org.br). O projeto orientará o sindicato em melhorias na prestação dos serviços já existentes e a implantação de novos canais de informação. Com uma média de 20 mil acessos mês, o site do sindicato oferece gratuitamente aos professores associados páginas pessoais e webmail. A home page do professor, em três formatos, pode conter informações pessoais e profissionais, além de possibilitar o download de projetos e trabalhos. Já o webmail pode ser acessado de qualquer computador conectado à Internet. O Sinpro/RS disponibiliza ainda informações da rede privada de ensino, escolas, anuidades escolares, valores hora-aula (Raio X); legislação da educação; convênios; denúncias de descumprimentos da Convenção Coletiva de Trabalho (Trombone); campanhas (FGTS, Salarial, Sindicalização); agenda cultural; jornal Extra Classe on line; FAQ; links de jornais, museus e bibliotecas do Brasil e do mundo; espaço jurídico; entre outros.

Sorteio do FAQ será no dia 20
O sorteio das vagas do Fundo Rotativo de Apoio à Qualificação Docente (FAQ) acontecerá no dia 20 de abril, às 14 horas, na sede do Sinpro/RS (Av. João Pessoa, 919/POA). A listagem dos professores que concorrerão ao auxílio estará à disposição a partir do dia 9, no site (www.sinpro-rs.org.br), na sede estadual e delegacias no interior do estado. Este programa concede financiamento parcial para auxiliar o professor no desenvolvimento de seu projeto de pós-graduação. Na edição 2002 foram destinadas dez vagas: duas para doutorados e oito para mestrados.

Comentários