CULTURA

Qualquer nota

Publicado em 13 de abril de 2002

O vaga-lume em gramado
Já está em fase de finalização o filme de curta metragem O vaga-lume, dirigido e roteirizado por Gilson Vargas (Plongée Cinema). A película, que conta com apoio cultural do Sinpro-RS, deverá concorrer no Festival de Gramado deste ano. Na foto, uma cena protagonizada por Vanise Carneiro e Nelson Diniz, que fazem parte do elenco. O lançamento do fime deverá ocorrer em maio.

4º Coned acontece em abril
De 23 a 26 de abril acontece em São Paulo o 4º Congresso Nacional de Educação (Coned), com o tema “Garantir Direitos, Verbas Públicas e Vida Digna: uma outra educação é possível”. Neste ano o evento acontecerá dentro de um contexto de enfrentamento entre dois projetos de educação: um do governo atual, visto como autoritário, e outro com uma proposta democrática, inclusiva, com qualidade social sob a responsabilidade do Estado. A 4ª edição do Coned será dividido em quatro eixos temáticos: gestão democrática, financiamento, organização e avaliação da educação nacional, e trabalhadores e trabalhadoras em educação. O desafio para 2002 será ampliar as condições para mobilizar a organizar os trabalhadores em educação para a superação das políticas educacionais vigentes. As inscrições serão realizadas até o dia 18 de abril, pela Internet no site www.coned.org.br ou pelo correio, no endereço Rua Borges Lagoa, 208, Vila Clementino, CEP 04038-000 São Paulo/SP. Maiores informações pelo fone (11) 5571-5202.

Filme de Jorge Furtado estréia dia 19
Está marcada para 19 de abril a estréia do longa-metragem Houve uma vez dois verões, do cineasta Jorge Furtado. A comédia, filmada em abril de 2001 no litoral do Rio Grande do Sul, entre as praias de Cidreira e Capão da Canoa, tem o elenco todo formado por atores gaúchos. Jovens, eles incorporam personagens que vivem suas primeiras experiências amorosas, embalados por uma trilha sonora assinada por Léo Henkin, com muito rock’n roll e as vozes de Cássia Eller, Pato Fu, Nei Lisboa, Papas da Língua, Tequila Baby, entre outros. Durante o mês de março foi realizada uma exibição especial do filme durante a aula magna dos colégios Universitário e João Paulo I. Aproximadamente 500 alunos dos terceiros anos do ensino médio assistiram o filme em sessão fechada e exclusiva. Após a exibição, os alunos conversaram com o diretor, elenco e produção.

Fundação Thiago Gonzaga tem nova sede
Foi inaugurada no dia 27 de março a nova sede da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. A entidade trabalha desde 1996 com a campanha Vida Urgente, que orienta os jovens sobre a prevenção de acidentes de trânsito. A casa está localizada na Rua Botafogo, 918, no bairro Menino Deus.

Prêmio literário
Estimular a criação literária de novos autores gaúchos. Esta é a finalidade do Prêmio Revelação Literária Nova Prova 20 Anos, criado pelas Organizações Nova Prova, com o apoio da Câmara Rio-Grandense do Livro e do Instituto Estadual do Livro (IEL). Os candidatos poderão concorrer em quatro categorias: poesia, conto, narrativa Longa (romance / novela) e original inédito. Além de prêmios em dinheiro, os ganhadores terão suas obras editadas. As inscrições podem ser feitas na Rua Santos Dumont, nº 1186, CEP 90230-240, Porto Alegre RS. O resultado do concurso será anunciado dia 30 de agosto. Mais informações no site www.novaprova.com.br

Expolivro Zona Norte acontece em maio
A 3ª edição da Expolivro Zona Norte será realizada de 3 a 12 de maio em Porto Alegre. O evento promovido pela Câmara Rio-Grandense do Livro deverá receber neste ano um público de aproximadamente 300 mil pessoas.

Comentários