CULTURA

Qualquer nota

Publicado em 13 de maio de 2002

Lessa homenageado

show_homenagemDurante as atividades de reinauguração da sede estadual do Sinpro/RS, no último dia 20 de abril, foi realizada uma homenagem ao escritor, compositor e colunista do Extra Classe, Luiz Carlos Barbosa Lessa. Os mais de 100 professores presentes no novo auditório da entidade assistiram ao recital de música apresentado pelo violonista Marcelo Delacroix e pela cantora Adriana Marques. No repertório apenas canções que Lessa compôs ou recompôs a partir de fragmentos encontrados em suas pesquisas. Entre os presentes, Guilherme Lessa, filho do homenageado que cantarolou junto da platéia as músicas do pai.

Novo espaço para arte em Porto Alegre

O Aeroporto Internacional Salgado Filho inaugurou no final de abril seu Espaço de Cultura, um novo local para exposições de arte. O Espaço ocupa uma área de 100 metros quadrados e conta com livros e vídeos à disposição dos visitantes. Há também uma loja montada dentro de um contêiner de madeira que vende pequenos objetos de arte. A primeira exposição, que fica até 21 de junho, é do artista Britto Velho que apresenta uma coleção de pinturas em acrílico sobre tela com o tema Reengenharia Genética. A entrada é gratuita e o horário de visitação é das 6 às 23 horas.

Prêmio Jovem Cientista
O Prêmio Jovem Cientista deste ano, com o tema Energia Elétrica – geração, transmissão, distribuição e uso racional, tem o prazo de inscrição até dia 28 de junho de 2002. Podem participar do Prêmio pesquisadores de todo o Brasil nas seguintes categorias: graduados, para quem tem curso superior completo e menos de 40 anos; estudantes, para alunos de escolas técnicas ou ensino superior com menos de 30 anos; mérito institucional, um incentivo para as instituições de ensino com maior número de inscritos; e orientador, para os profissionais que supervisionaram os pesquisadores contemplados. Maiores informações sobre premiação e inscrições no site www.jovem cientista.cnpq.br
Memorial oferece projetos educativos à comunidade
O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre oferece agendamento (gratuito) para a participação da comunidade nos projetos de educação política. O setor oferece a escolas e grupos organizados os serviços Aulas na Câmara e A Câmara vai à Escola, que prevêem palestras sobre a história da Casa e da Cidade, além de Visitas Orientadas. O Memorial também dispõe de 20 Exposições Itinerantes sobre temas históricos e culturais que podem ser emprestadas. O agendamento pode ser feito durante todo o ano na Avenida Loureiro da Silva, 255, térreo, ou pelos telefones 3220-4187 e 3220-4318. O horário de atendimento é das 9 às 11h30min e das 13h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e até as 16h30min às sextas-feiras.

Comentários