EDUCAÇÃO

Sinpro/RS conquista 1.575 novos sócios

Publicado em 22 de agosto de 2004

A Campanha de Sindicalização 2004 contabilizou mais de 1.500 novos sócios e supera a meta de ter no quadro de associados número superior a 50% da base da categoria.

A avaliação da direção do Sindicato é que o sucesso da Campanha é resultado das ações continuadas do Sinpro/RS que está em permanente sintonia com os interesses dos professores.

Ser sindicalizado é questão de inteligência, o Sinpro/RS preserva o bem-estar econômico da categoria, fortalecendo cada vez mais a luta dos professores”, afirma a professora Márcia Valeska de Azevedo Ivanoff, da escola Nossa Senhora Auxiliadora, de Bagé. A professora, contemplada com um computador na Campanha de Sindicalização deste ano, é associada ao Sindicato desde maio de 1998. Para ela, a iniciativa do Sinpro/RS de premiar os professores é uma forma interessante de conquistar o associado, além do zelo pelas questões trabalhistas da categoria, demonstrando carinho pelos professores. Na Campanha deste ano, a meta era sindicalizar cerca de 2 mil professores. Foram associados 1.575, ou seja, 78,75% da meta alcançada. Até o fechamento desta edição do Extra Classe, o Sinpro/RS contava com 15.834 associados – mais de 50% da categoria.

O diretor do Sinpro/RS, Marcos Júlio Fuhr, ressalta que os 1.575 novos sócios que a Campanha de Sindicalização deste ano somou é o resultado de um trabalho continuado do Sindicato e da presença contínua dos diretores da entidade nas escolas. “Certamente, quando os professores se sindicalizam percebem o empenho do Sinpro/RS há muitos anos na defesa de seus interesses, como a dedicação dos seus dirigentes nas Campanhas Salariais e de Sindicalização, realizadas anualmente”, observa Führ.

CAMPANHA – A realização de Campanhas de Sindicalização pelo Sinpro/RS é um marco na história do Sindicato – hoje um dos poucos na iniciativa privada com mais de 50% da categoria associada. Além de fortalecer a organização da categoria, a ampliação sistemática do quadro social da entidade está inserida na estratégia de construir de forma crescente a sua auto-sustentação, fazendo-a depender cada vez mais da livre associação dos professores. A iniciativa foi adotada na década de 1990, quando a entidade também optou por oferecer premiações, por meio de sorteios, aos associados e àqueles professores já sócios que sindicalizam colegas. Marcos Fuhr diz que as premiações servem como um estímulo adicional.

Neste ano, os sócios concorreram a um computador, uma câmera fotográfica digital e uma viagem de oito dias para Santiago do Chile, com acompanhante. Os sindicalizadores concorreram a um cruzeiro marítimo pela costa brasileira. O sorteio do computador contemplou a professora Márcia; da câmara digital, a professora Fabiane Raquel, da Escola Rui Barbosa de Giruá; e da viagem, a professora Roberta Egert, da Escola Básica da URI de Frederico Westphalen. A professora Andréa de Lourdes Beck Pires, da Escola Pio XII de Novo Hamburgo, foi contemplada com o cruzeiro. Ela recebeu a documentação referente ao prêmio no último dia 16 de julho, das mãos dos diretores do Sinpro/RS, Regional São Leopoldo (foto). “Ainda não precisei dos serviços do Sinpro/RS em relação a problemas trabalhistas, mas estou muito satisfeita com os benefícios que tanto eu quanto meus dependentes possuem, como os descontos em diversas áreas”, diz Andrea. A professora, sócia do Sindicato desde março de 1996, também avalia as premiações como um estímulo a mais para os associados. “Nossa profissão é muito difícil, e ganhar uma viagem como essa é como se fosse uma recompensa; o Sinpro/RS está de parabéns pela iniciativa de premiar os sócios do Sindicato. Isso faz com que tenhamos cada vez mais vontade de sindicalizar outros colegas no próximo ano”, acrescenta Andrea.

Comentários