EDUCAÇÃO

Comissão divulga os vencedores de 2004

Publicado em 16 de outubro de 2004

Receberão a Pena Libertária o projeto Consciência Guarani, realizado pelo Colégio Anchieta de Porto Alegre, a professora Wrana Maria Panizzi, ex-reitora da Ufrgs, e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). O resultado foi anunciado pela comissão julgadora no dia 1º de outubro. A solenidade de entrega do troféu será em 15 de outubro, Dia do Professor, às 19h, na sala de eventos do Sinpro/RS em Porto Alegre (Av. João Pessoa, 919).

As indicações ao Prêmio Educação/RS – 2004 foram de altíssimo nível, na opinião do presidente da Fundação Piratini, Paulo Vasques, integrante da comissão julgadora desta edição do Prêmio. “As escolhas que fizemos estão adequadas à realidade de cada um dos prestigiados, atendendo à educação e à ação comunitária de abrangência estadual”. Alceu Nascimento, diretor executivo da Fundação Maurício Sirotsky, também integrante da comissão, relata que houve dificuldade na definição dos agraciados em função da qualidade das indicações. “Valorizamos a iniciativa dos educadores que extrapolam os muros das escolas e buscam junto aos alunos uma forma de abordar temas interessantes”.

Este ano, o Prêmio Educação/RS – 2004 teve 127 indicações: 73 projetos, 18 instituições e 36 profissionais. Também integraram a comissão julgadora desta edição, Jaime Zitkoski, professor da Unisinos; Sani Belfer Cardon, diretor do Sinpro/RS e presidente do Conselho Curador da Fundação Ecarta; Bartolo Perez, presidente da Associação dos Professores Aposentados das Escolas Particulares do Rio Grande do Sul (Apaepers); Jairo Carneiro, secretário-geral da Federação dos Metalúrgicos – Movimento Social; e Adriane Kiperman, diretora da Editora Artmed. “As escolhas da comissão julgadora demonstram a sua compreensão de que a Educação se faz através de dinamismo, solidariedade e acima de tudo persistência na busca de novos caminhos”, destacou Sani Cardon.

Para a diretora do Sinpro/RS, Cecília Bujes, a dificuldade referida pela Comissão Julgadora de escolher somente um profissional, uma instituição e um projeto entre os indicados é uma mostra da qualidade inquestionável das indicações feitas por diferentes segmentos da sociedade gaúcha.

O Prêmio Educação/RS destaca anualmente profissionais, projetos e instituições que valorizam uma educação de qualidade e a formação da cidadania.

Consciência Guarani

O projeto, desenvolvido pelo Colégio Anchieta de Porto Alegre, tem entre seus objetivos documentar, resgatar, preservar e divulgar a arte e a cultura guarani assim como promover a auto-sustentação financeira da aldeia indígena através da comercialização de CDs Multimídias, com músicas da cultura guarani e informações sobre a história e as lendas dos índios.

Wrana Maria Panizzi

Foi reitora da Ufrgs durante dois mandatos no período de 1996 a 2004. Durante sua gestão, a Ufrgs reafirmou-se como uma das mais qualificadas universidades brasileiras. Enquanto reitora, ela presidiu, entre outras entidades, o Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, a Andifes e o Conselho Universitário Ibero-americano (CUIB).

Comung

É o maior sistema de educação superior em atuação no estado, com dez instituições de ensino dedicadas à prestação de serviço público, de interesse coletivo e sem fins lucrativos. O Comung oferece para a comunidade uma verdadeira rede de ações nas áreas de Educação, de Ciência e Tecnologia e de Ações Sociais que beneficiam vários municípios.

Comentários