EDUCAÇÃO

Encontro de Educação Infantil

Publicado em 4 de setembro de 2005

Direcionado para profissionais que atuam na Educação Básica, o VII Encontro Estadual de Educação Infantil, promovido pelo Sinpro/RS, irá reunir especialistas no assunto e apresentar uma série de oficinas pedagógicas, nos dias 23 e 24 deste mês, no auditório do Colégio Sévigné, em Porto Alegre.

As inscrições podem ser feitas na sede do Sinpro/RS (Av. João Pessoa, 919 – Bairro Farroupilha – CEP 90.040-000 – Porto Alegre/RS – Fone: (51) 3211.1900) e nas regionais do Sinpro/RS no interior do Estado. O número de vagas é limitado. Confira a programação completa no sitewww.sinprors.org.br/encontroestadual.

O Encontro propõe uma reflexão acerca das peculiaridades da Educação Infantil com o tema Construindo uma Educação que garanta a infância. “Com essa abordagem, reafirmamos que o cuidar e o educar são ações indissociáveis, enquanto fundamenta-se numa concepção de criança como pessoa em processo de desenvolvimento, como sujeito de direitos”, explica Soraya Franke, diretora do Sinpro/RS. O evento irá abordar as políticas públicas de atendimento à infância, com uma análise das medidas já adotadas e a indicação daquelas que deveriam, mas não foram implementadas, bem como os desdobramentos e reflexos significativos nas escolas infantis da rede privada.

O painel Políticas de Educação Infantil no Brasil Contemporâneo será apresentado às 19h30min de sexta-feira, dia 23, após a cerimônia de abertura do Encontro. O tema será abordado por uma das maiores especialistas em Educação Infantil do país, a pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora da PUC/SP, psicóloga e escritora Fúlvia Rosemberg. Ela fará um balanço da Educação Infantil no Brasil a partir da promulgação da LDBEN, em 1996, mostrando os caminhos adotados pelos gestores da educação e as perspectivas de melhoria na qualidade da oferta com controle social.

“As práticas educacionais estão cada vez mais voltadas para a produtividade e para o mercado de trabalho, fazendo com que a conquista de espaços sociais pelas crianças sejam colocados em segundo plano”, explica a doutora em Educação e professora da Faced/PUC, Maria Inês Corte Vitória, que irá apresentar o painel O brinquedo e a brincadeira: uma relação marcada pelas práticas sociais, na programação do VII Encontro Estadual de Educação Infantil. “Cada brinquedo e brincadeira corres-ponde a um contexto histórico específico.”

A programação começa com o show Conversa de bicho, de Kitty Driemeyer, compositora e professora de Musicalização Infantil, licenciada pela Ufrgs.

Confira as demais oficinas que compõem a programação do Encontro, com a apresentação de práticas pedagógicas por especialistas em Educação Infantil: O país do nariz, com Célia Maria Maciel; Projetos: vida na Educação Infantil, com Maria Inês Spolidoro e Luiza Braga Silveira; Garrafa pet, um recurso didático, com Clarice Balejo Frantz, Janete Muller e Liliane Roman; Brinquedos para crianças de 0 a 3 anos, com Luana Couto, Patrícia Sirangelo e Débora Fagundes; Confeccionando jogos e brinquedos com sucata, com Anelise Prates; Brincando com o corpo, “Esquema Corporal pra q’te quero”, com Ricardo Leon; Ensino de língua estrangeira: mitos e fatos sobre a aquisição da linguagem, com Claudia Flores Pereira.

Comentários