OPINIÃO

A persistência das desigualdades regionais no Rio Grande do Sul – Parte 2

José Antônio Alonso / Publicado em 23 de julho de 2006

As desigualdades regionais do RS

Ilustração: Pedro Alice

Ilustração: Pedro Alice

Nesta segunda parte do debate sobre as desigualdades regionais no RS, discutiremos algumas condições que julgamos essenciais na formulação de políticas para superar o subdesenvolvimento regional.

A primeira condição refere-se à clareza e convicção da necessidade de realizar mudanças estruturais para alcançar os resultados desejados. Não é o que tem acontecido em nosso meio, onde as propostas têm sido superficiais e envoltas por pesados esquemas de marketing político.

Os resultados têm gerado frustrações e desesperanças coletivas, que quase sempre acabam por reforçar aquilo que queriam combater, as desigualdades.

A segunda condição é a crença de que a construção do desenvolvimento deve ter como centro a inclusão, portanto, deve ser para todos, indistintamente. Esta condição traz implícita a ideia de que todos devem ter a oportunidade de participar dessa construção, ainda que com diferentes papéis.

A terceira condição refere-se aos diferentes tempos de discussão, planejamento, execução e obtenção dos resultados do desenvolvimento.

Na verdade, modificações profundas nas estruturas econômicas e sociais são obtidas em prazos longos, que muitas vezes ultrapassam os horizontes de tempo de gestão política e até da existência das pessoas. Portanto, a superação do subdesenvolvimento, definitivamente, não é tarefa para imediatistas.

A quarta condição é evitar posicionamentos ingênuos ao tratar das questões próprias do subdesenvolvimento. Uma ingenuidade muito comum é pensar que seja possível reduzir as desigualdades somente com políticas públicas.

Outra ingenuidade mais sedutora, e ao mesmo tempo mais perigosa, é imaginar que o livre funcionamento das forças do mercado seja suficiente para atingir os padrões desejados de desenvolvimento.

A quinta condição refere-se à controvérsia “endogenia” versus “exogenia” muito comum entre os formuladores de políticas do RS nas últimas décadas. A ortodoxia adotada tanto em relação aos aspectos endógenos quanto aos exógenos do desenvolvimento regional pode levar a equívocos que produzam resultados inferiores aos esperados.

Não é razoável crer que possa haver regiões que tenham capacidade endógena absoluta ou que dependam somente de fatores exógenos para se dinamizar.

Na verdade, é a realidade de cada recorte regional e as opções coletivas da sociedade que definirão a combinação ideal de elementos endógenos e exógenos a ser adotada.

A inobservância de uma ou mais dessas cinco condições pode levar ao fracasso dos esforços pela superação do subdesenvolvimento nas regiões mais pobres do Estado.

 

Leia outros artigos de José Antônio Alonso

Comentários