EDUCAÇÃO

Reuniões avaliam situação da Universidade

Publicado em 28 de julho de 2006

A reitoria da Fidene-Unijuí apresentou um balanço da situação financeira da instituição para justificar o não-repasse até agora do INPC integral aos salários dos professores, como estabelece a Convenção Coletiva de Trabalho 2006, firmada entre o Sindicato dos Professores e o Sinepe/RS.

Em reuniões realizadas com representantes do Sinpro/RS e demais sindicatos dos trabalhadores em educação, a direção da Universidade disponibilizou um relatório detalhado dos compromissos financeiros assumidos pela instituição. Foram enfatizadas as dívidas contraídas anteriormente, bem como pagamento dos juros desses compromissos. Diante da situação, a reitoria propôs o repasse do INPC aos salários dos professores somente em janeiro de 2007 como alternativa para garantir a manutenção da estabilidade financeira da instituição.

Os representantes do Sinpro/RS e dos demais sindicatos argumentaram sobre a necessidade de ajustes estruturais na Universidade como meio de cumprir o repasse da inflação aos salários. Até o final de junho, foram realizadas três reuniões entre a Unijuí e os representantes dos sindicatos na tentativa de viabilizar uma proposta de acordo buscando alternativas para a situação apresentada pela Universidade. Concluída a negociação, a proposta deverá ser submetida à avaliação dos professores em assembléia geral.

Comentários