EDUCAÇÃO

Bolsas com repasse de verba federal

Publicado em 22 de outubro de 2006

O projeto de lei que cria o Programa de Ensino Comunitário (PEC), pelo qual serão adquiridas 500 bolsas na Universidade da Região da Campanha (Urcamp) a que se somarão outras 250 oferecidas pela Instituição, foi entregue no final de setembro pelo prefeito Luiz Fernando Mainardi ao presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, Delvo Oliveira. Bagé será contemplada com 237 bolsas, das quais 158 financiadas pela prefeitura e 79 pela Urcamp. As prefeituras de Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Santana do Livramento, São Borja e São Gabriel também fizeram a entrega do PEC às Câmaras Municipais de seus respectivos municípios. Os estudantes, que serão selecionados por critérios sócioeconômicos, prestarão serviços às prefeituras para custear as bolsas.

O programa baseia-se no repasse de R$ 15 milhões do Ministério da Agricultura para as prefeituras dos municípios onde a Urcamp possui campus, para que estas invistam em ações de desenvolvimento rural, através de acordo firmado com o Ministério. A maioria dos municípios deverá investir os recursos na aquisição de máquinas que serão utilizadas na recuperação, conservação e manutenção de estradas vicinais. As medidas foram negociadas por lideranças regionais e anunciadas em compensação às tratativas anteriores frustradas com o MEC, que ocuparam todo 2005 e parte de 2006, sem resultados efetivos.

URCAMP II
Dos dois lados da Justiça

O ex-pró-Reitor do Campus de Alegrete, Mário Thompson Flores, segue o exemplo do ex-Reitor da Universidade – e seus familiares – ao ingressar também com ação trabalhista de mais de R$ 500 mil contra a Instituição. Thompson Flores está sendo investigado pelo Ministério Público por crime de desvio de dinheiro da Universidade ocorrido durante sua gestão, motivo pelo qual foi demitido por justa causa recentemente. Com isso a Urcamp, em processos distintos figura dos dois lados da Justiça, na condição de reclamante e reclamada.

Comentários