EDUCAÇÃO

Aulas inaugurais foram sucesso de público

Publicado em 21 de abril de 2007

O Sinpro/RS promoveu aulas inaugurais em Erechim, Alegrete, Porto Alegre, Rio Grande, Uruguaiana e Bagé, em março, para assinalar o início do ano letivo no ensino privado. Tradicionalmente realizado em Porto Alegre, o evento estende-se ao Interior desde 2006. Nesta edição, o foco foi na Educação e no cotidiano dos professores, levando aos educadores reflexão e motivação por meio de palestras de especialistas. Ao todo, aproximadamente 2 mil professores e estudantes acompanharam as palestras.

“ Se fôssemos justos, generosos e dignos, a convivência em sociedade seria muito melhor”, provocou o psicólogo Yves de La Taille, especialista em Desenvolvimento Moral, professor do Instituto de Psicologia da USP e pesquisador. Ele abordou o tema ‘Moral e ética – dimensões educacionais’, em Porto Alegre no dia 9 de março. “Se não existe um trabalho de equipe na escola, cada professor faz o que quer, e a moral é um conceito que diz respeito à coletividade. Moral pressupõe educação, e não adianta achar que a família vai fazer tudo. A escola é o espaço público, e a família está no âmbito privado. Outro problema é o apego pelas regras, e não pelo princípio. Se não há apresentação de princípios é porque os resultados são pífios”, alertou.

As transformações vividas pela sociedade e pela escola com as novas tecnologias foram analisadas pela professora Marisa Vorraber Costa nas aulas inaugurais em Erechim, dia 6 de março, e em Rio Grande, dia 13. “As transformações fogem ao controle, mas, apesar de já não dar mais conta dos novos processos de subjetividade, a escola continua mais forte do que nunca no imaginário das crianças e dos jovens. O ambiente escolar ainda é um dos raros lugares onde eles se sentem seguros para desenvolver relações verdadeiramente humanas e consistentes, ao contrário dos ambientes virtuais”, revelou.

Comentários