CULTURA

Jornada de Literatura on-line em 2007

Publicado em 18 de maio de 2007

No dia 17 de abril foi realizado o lançamento oficial da 12ª Jornada Nacional de Literatura, em São Paulo, com o tema “Leitura da Arte & Arte da Leitura”. O evento acontece de 27 a 31 de agosto, em Passo Fundo (RS). Entre os convidados deste ano estão os escritores Lya Luft, Affonso Romano de Sant’Anna, Mariana Ianelli, Marina Colasanti, Ferréz, Ziraldo, Luiz Ruffato, Nelson Motta, Milton Hatoum, Elisa Lucinda, Mario Sabino, o espanhol Santiago Yubero, o argentino Néstor García Canclini, o cubano Reinaldo Montero, o francês Ronan Prigent, o historiador e antropólogo italiano Carlo Ginzburg, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o cineasta e escritor José Roberto Torero e Marcos Vilaça, presidente da Academia Brasileira de Letras. A Jornada é uma realização da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Patrocínio cultural: Petrobras, Correios, Coca Cola e Fonte Ijuí. “Passo Fundo vai democratizar a informação para o mundo, transmitindo os debates ao vivo pela Internet. Isso nos enche de alegria. Não podemos ficar fechados, precisamos aproveitar a tecnologia”, anunciou a professora Tania Rösing, organizadora do evento, durante a solenidade

ANTES – A caravana da Pré-Jornada Nacional de Literatura, em parceria com o Sesc/RS, fez o lançamento da Pré-Jornada nas cidades de Bento Gonçalves, Montenegro, São Leopoldo, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul. O movimento apresentou a programação da 12ª edição da Jornada Literária para professores, secretários de Educação e Cultura, diretores de escolas das cidades e região, e público interessado. A organização do circuito Sesc/RS ficou a cargo da bibliotecária Magali Lippert, da Gerência de Educação e Cultura do Sesc/RS.

As pré-jornadas constituem-se de uma movimentação cultural de grupos interdisciplinares de leitura para análise, interpretação e elaboração de práticas leitoras relacionadas às obras literárias cujos autores participarão da 12ª Jornada Nacional de Literatura. Durante os meses que antecedem o evento, os leitores são convidados a integrarem o movimento de leitura e discussão, que culmina com a participação nas Jornadas. Este ano, a 12ª edição do evento acontece de 27 a 31 de agosto, no campus I da UPF. Mais informações no site www.jornadadeliteratura.upf.br.

Comentários