CULTURA

Formas Belas e Formas Úteis

Publicado em 17 de julho de 2007

A segunda mostra do Circuito Arte e Design da Fundação Ecarta propõe a discussão sobre as formas belas e as formas úteis, a partir de trabalhos das artistas plásticas Roseli Jahn e Ana Flores, que atuam também como designers.

Com curadoria de Paulo Gomes, doutor em Artes Visuais, gerente artístico da Galeria Ecarta, a exposição está aberta para visitação até 29 de julho, das 10h às 19h, na Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre.

“A exposição trata do design entendido como uma atividade diretamente ligada à indústria e como ato de criar objetos destinados. Não há na obra das duas artistas contemporâneas qualquer conflito entre a idéia de criar formas belas, mas também úteis”, observa o curador.

A exposição é o resultado de visitas feitas por Paulo Gomes aos ateliês das artistas. “É uma tentativa de trazê-los, mesmo que parcialmente, para a Galeria Ecarta”, destaca o curador. “É nesses lugares mágicos que as artistas investem na criação de formas próprias – desenhos, peças cerâmicas e pinturas – que, em maior ou menor grau, elas se utilizam reaplicando-as em superfícies ou transformando-as em objetos utilitários – vasos, pratos, jarras, etc.”.

Paralelo às exposições de arte na Galeria Ecarta, ocorre o Ciclo de Encontros Arte e Design, atividade que promove o debate acerca da arte e do design. Entrada franca. A programação está no site da Fundação Ecarta (www.fundacaoecarta.org.br).

Ecarta divulga resultado do edital

A Comissão de Avaliação e Seleção do Edital de Exposições Temporárias 2007/2008, da Fundação Ecarta, divulgou no dia 29 de junho, as propostas selecionadas: Lances de vista: paisagens, dos artistas Dirnei Prates e Nelton Pellenz; e Sobre Imagem, de Camila Schenkel, Kátia Costa, Michal Kirschbaum, Priscilla Zanini, Rochele Zandavalli e Rafael Johan. Duas propostas foram selecionadas para a suplência: Pequena distância, de Glaucis de Morais, Mariana Silva da Silva e Mariane Rotter; e Cinema Impossível, de Fernanda Bulegon Gassen, Juliano Lopes, Michel Zózimo. A Comissão de Avaliação é integrada por Alfredo Nicolaiewsky, artista plástico, professor doutor no Curso de Artes Visuais e diretor do Instituto de Artes, ambos da Ufrgs; Ana Maria Albani de Carvalho, crítica de arte, professora doutora no Curso de Artes Visuais da Ufrgs, coordenadora da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – IA/Ufrgs, diretora Cultural da Fundação Vera Chaves Barcellos; e Niura Legramante Ribeiro – crítica de arte, professora mestre no Ateliê Livre da Prefeitura de Porto Alegre e na Feevale.

Comentários