EDUCAÇÃO

Pleito mobiliza 17 mil professores

Publicado em 17 de julho de 2007

A Assembléia Geral realizada no dia 16 de junho aprovou o calendário das eleições da próxima direção colegiada do Sinpro/RS. O pleito ocorre de 11 a 13 de setembro e define a gestão 2007/2010 do Sindicato.

A Assembléia Geral do dia 16 de junho elegeu a comissão eleitoral, responsável por conduzir e coordenar as eleições do Sinpro/RS. A comissão é composta pelos professores Rômulo José Escouto, da Unisinos, São Leopoldo; Dagoberto Nunes de Ávila, do Grupo Unificado, Porto Alegre; Volney de Oliveira Tavares, do Colégio União, Uruguaiana; Ana Lúcia Tomasi, da Escola Técnica Mesquita, Porto Alegre; e pela professora Antonieta Mariante, do Centro Universitário Metodista, Porto Alegre. A assembléia aprovou também, por unanimidade, o balanço patrimonial do Sinpro/RS referente ao ano de 2006. “Esta será a maior eleição do Sinpro/RS, tendo em vista que o Sindicato tem ampliado, em média, mil novos sócios por ano”, observa Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

Um dos maiores sindicatos do Estado e um dos poucos do setor privado que conta com mais de 60% da categoria sindicalizada, o Sinpro/RS soma mais de 17 mil professores associados em todo o Estado, da Educação Infantil à Educação Superior. Para se ter uma noção do que isso representa, basta lembrar que nada menos que 409 municípios gaúchos têm aproximadamente 17 mil eleitores aptos a votar, assinala o presidente da Comissão Eleitoral, professor Rômulo Escouto. Ele ressalta que um colégio eleitoral tão expressivo mostra a força e a representatividade do Sinpro/RS junto à categoria. “No processo eleitoral do Sinpro/RS se percebe o nível de participação e de envolvimento dos associados e a credibilidade que leva a esse alto índice de sindicalização”, destaca Rômulo.

As chapas concorrentes podem se inscrever até o dia 20 de julho. A secretaria da Comissão Eleitoral funcionará na sede estadual do Sindicato (Avenida João Pessoa, 919, em Porto Alegre), das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h, de segundas a sextas-feiras.

Para ser candidato, o associado deve, na data do escrutínio, ter mais de três meses de inscrição no quadro social e pelo menos um ano de exercício da profissão; estar em dia com as mensalidades sindicais e com os serviços contratados junto ao Sindicato, além de ter mais de 18 anos e comprovar vínculo empregatício em instituição de ensino de direito privado localizada na área de representação geográfica da entidade. Cada chapa deverá apresentar uma nominata integrada, no mínimo, por dois terços do total de cargos, que constituem o colegiado das diretorias e do conselho fiscal, além de, no mínimo, um terço das Regionais efetivamente instaladas à época da publicação do Edital. Estão aptos a votar, conforme o estatuto do Sinpro/RS, os associados ao Sindicato há mais de três meses e que estejam com as mensalidades em dia até 30 dias antes das eleições. Os professores aposentados também votam.

A eleição é orientada pelo estatuto, que pode ser acessado no site da entidade: www.sinprors.org.br/estatuto.asp.

 

Comentários