EDUCAÇÃO

Sinpro/RS restitui mais de R$ 405 mil

Publicado em 17 de agosto de 2007

Até o final da primeira quinzena de julho, o Sinpro/RS já havia emitido 11.152 cheques nominais com a restituição do Imposto Sindical aos seus associados, totalizando R$ 405.065,63. Este é o 13º ano consecutivo que o Sindicato devolve ao seu quadro social a parte que lhe cabe do Imposto Sindical, contribuição compulsória federal que desconta um dia de salário do mês de março de todos os trabalhadores com carteira assinada.

Os cheques nominais estão sendo entregues diretamente aos associados nos seus locais de trabalho, em todo o estado.

“ Mesmo sendo uma restituição parcial, representa uma importante renúncia em nome do princípio de depender cada vez menos de contribuições compulsórias”, destaca Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. O Sindicato está retendo 35% deste Imposto, conforme decisão da assembléia geral dos professores, para custear as obras da Casa do Professor. “A retenção parcial do Imposto Sindical está servindo para um importante patrimônio da categoria”, observa.

A devolução do Imposto Sindical está associada às campanhas de sindicalização, realizadas anualmente pelo Sinpro/RS. No final da primeira quinzena de julho, 1.030 professores já haviam se associado ao Sinpro/RS, que, até o final desta edição, contava com 17.162 sócios, mais de 60% da categoria empregada.

IMPOSTO SINDICAL – Contribuição compulsória federal, que desconta um dia de trabalho de todos os trabalhadores com carteira de trabalho, no salário de março: 60% é repassado em maio, ao sindicato da categoria (no caso dos professores do ensino privado do RS, o Sinpro/RS); 15% segue para a respectiva federação estadual (a Fetee/Sul); 5% fica para a confederação nacional (a Contee) e os 20% restantes são destinados à conta emprego e salário do Ministério do Trabalho.

Comentários