CULTURA

Nei Lisboa: novo livro

Por César Fraga / Publicado em 15 de outubro de 2007

Está saindo pela L&PM Editores o mais recente livro de Nei Lisboa, É foch!crônicas (117 páginas). O livro chegou à redação bem no fechamento da edição, mas já havíamos adiantado o assunto em entrevista concedida pelo autor em junho passado. O livro reúne as crônicas escritas por Nei para o Extra Classe entre 2000 e 2005, além dos textos produzidos para Zero Hora durante o mesmo período. A crônica que dá nome ao livro foi a primeira a ser publicada no EC, em fevereiro de 2000. “Uma interpretação do título do livro pode ser a do nome do porta-aviões francês que o Brasil acabou comprando e que antes disso estava pronto para virar museu em seu país de origem. Isso foi o assunto na primeira crônica. Mas a leitura que prefiro é da contração da expressão ‘é foda tchê’, que acabou virando ‘é foch’,”diverte-se.

A orelha do livro é da radialista Kátia Suman, em que afirma: “Nei é o cara. (…) E depois de nos embalar com suas líricas, belas e cruas canções, oferece agora a chance de nos lambuzarmos com essa coleção de crônicas saborosíssima”.

Na agenda de lançamento está previsto pocket show e sessão de autógrafos no dia 10 de outubro, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country (Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre); e no dia 23 de outubro, a partir das 21h, Nei Lisboa dará a canja musical do Sarau Elétrico e falará sobre o livro no Bar Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960). Bom Fim, também na Capital, além é claro, de marcar presença na Feira do Livro.

Kátia Suman tem razão. Nei Lisboa é o cara. Compõe, toca, editora, escreve livros, fez uma filha e ainda por cima canta. O cara é ‘foch’, no bom sentido.
(César Fraga)

Comentários