EDUCAÇÃO

Definição da pauta dá início às negociações

Publicado em 14 de dezembro de 2007

No dia 15 de dezembro, o Sinpro/RS realiza a Assembléia Geral dos professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul, quando serão avaliadas e definidas pela categoria as pautas de reivindicações que darão início à Negociação Coletiva 2008. A assembléia será a culminância do processo de debate que foi promovido pelo Sindicato nos últimos meses, quando foram realizadas reuniões com professores, lideranças e associações de docentes de todos os níveis, e nas principais instituições de cada região do estado. O objetivo desses debates foi o de prospectar expectativas e reivindicações referentes às questões relativas aos diferentes aspectos do trabalho dos professores dos diversos segmentos da categoria, e que ainda não estão contempladas na Convenção Coletiva de Trabalho, assim como cláusulas que possam ser aprimoradas.

A proposta da Direção do Sinpro/RS é a realização de negociações separadas da Educação Básica e da Educação Superior de modo a contemplar, de forma mais qualificada, as necessidades e anseios dos professores desses dois níveis de ensino. “Com isso, o Sindicato espera estabelecer uma negociação com interlocutores efetivamente representativos e com real conhecimento das realidades de cada setor. Essa discussão parte do acúmulo de experiências obtidas nos acordos realizados nos últimos anos”, ressalta Marcos Fuhr, da diretoria Sinpro/RS.

As negociações coletivas com o Sinepe/RS começarão em março, data-base dos professores e funcionários do ensino privado. Com exceção dos docentes dos cursos de Língua Estrangeira e de Educação Infantil (que atuam exclusivamente com esta modalidade), a Convenção Coletiva, assinada pelo Sinpro/RS e pelo Sinepe/RS, contempla todos os demais professores.

Conforme projeções do Dieese, a inflação acumulada medida pelo INPC para março de 2008, data-base dos professores do ensino privado, será de 4,08%. O INPC é o índice que tem servido de referência nas negociações dos últimos anos.

Comentários