EDUCAÇÃO

Jornada de trabalho é destaque da décima edição

Publicado em 24 de junho de 2008

A elasticidade da jornada de trabalho dos professores é a matéria de capa da décima edição da Revista Textual, veículo de comunicação editado pelo Sinpro/RS para os seus associados, com uma abordagem crítica do universo da Educação e de temas gerais de interesse da sociedade.

O artigo em destaque é assinado por Maria Alice Canzi Ames, doutoranda em Ciências Sociais, professora (Unijuí) e diretora do Sinpro/RS; e por Edemar Rotta, Doutor em Serviço Social pela PUC-RS e docente da Unijuí. Aborda as transformações ocorridas no mundo do trabalho ao longo das últimas décadas com a ampliação das exigências impostas aos trabalhadores pela reestruturação produtiva. Como observam os autores, nesse cenário, os professores se deparam com o conflito entre a natureza do exercício da docência e a lógica do mercado.

Educação a Distância, Férias Coletivas e a análise de uma década da LDBEN, pela doutora em Educação pela PUC-SP e diretora da Contee, Madalena Peixoto, são os outros temas do mundo da escola abordados pela publicação. A crescente substituição de áreas de plantio de alimentos pelo cultivo de matéria-prima para a produção de agrocombustíveis, assim como as relações dessa expansão com a crise alimentar e o desequilíbrio ambiental merecem análise no ensaio Biocombustíveis, segurança alimentar e susten-tabilidade, do pesquisador e professor de Botânica da Ufrgs, Paulo Brack.

Os associados podem solicitar seu exemplar da Revista Textual junto à sede estadual ou nas Regionais do Sinpro/RS, ou através do e-maildirecao@sinprors.org.br. A íntegra desta e das edições anteriores, em PDF, podem ser baixadas na internet no site: www.sinprors.org.br/textual

Comentários