EDUCAÇÃO

Novos sócios e devolução do imposto sindical

Publicado em 24 de julho de 2008

O Sinpro/RS encerrou o primeiro semestre de 2008 com um acréscimo de 1.018 novos associados que aderiram à Campanha de Sindicalização deste ano. A Responsabilidade Sindical do professor, que ao pensar coletivamente torna-se protagonista das conquistas para toda a categoria, é o tema da campanha, que tem motivado cada vez mais professores do ensino privado a fazer parte do Sinpro/RS. Representativo de uma parcela superior a 60% da categoria em todo o estado, o Sinpro/RS conta com 17.589 professores associados, conforme levantamento feito no final de junho.

Como ocorre todos os anos, o Sindicato iniciou a devolução aos associados de parte do Imposto Sindical. O valor a ser pago corresponde a 70% do montante recebido pelo Sinpro/RS, visto que os outros 30% estão sendo temporariamente retidos para a conclusão do custeio das obras da Casa do Professor. Representantes do Sindicato visitam pessoalmente as instituições de todo o estado para fazer a entrega dos cheques nominais com o respectivo valor, evitando despesas com o correio.

“A devolução do Imposto Sindical se estende por alguns meses visto que nem todas as instituições recolhem o imposto no mês de março. No entanto, todos os professores associados irão receber”, explica Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. De acordo com o dirigente, a iniciativa da devolução foi implantada no ano de 1992 e simboliza um projeto de sustentação financeira da entidade com base em contribuições autorizadas pela categoria.

O imposto é descontado pelo empregador dos vencimentos de março e corresponde a um dia de trabalho. Arrecadado pela Caixa Econômica Federal, o valor é distribuído, em maio, sem nenhuma correção, entre o sindicato da categoria (60%), Conta Especial Emprego e Salário (20%), Federação da categoria (15%) e Confederação (5%).

Comentários