EDUCAÇÃO

Final de ano com avanços e definições

Publicado em 19 de dezembro de 2008

O mês de novembro foi marcado pelo avanço das negociações de Planos de Carreira nas instituições de Ensino Superior do estado. Uri e Unilasalle já tiveram seus Planos aprovados pelos professores em assembléias. O resultado das Assembléias de UCS, Feevale e Unisc serão divulgados na próxima edição do Jornal e por Newsletter aos professores associados.

URI – Em cinco Assembléias realizadas pelo Sinpro/RS na segunda semana de novembro, o Plano de Carreira da Universidade das Missões – URI foi aprovado por 90% dos docentes votantes dos campi de Santo Ângelo, Erechim, Frederico Westphalen, Santiago e São Luiz Gonzaga. O resultado da votação, apurado em 14 de novembro, mostrou que 350 docentes participaram do processo. Destes, 316 votaram pela aprovação; 23 contrários e 11 votos foram brancos ou nulos. “Este Plano de Carreira colabora para um processo necessário na URI de ser uma Universidade com unidade de procedimentos. Isso porque a partir dessa assinatura todos os campi devem observar o mesmo padrão contratual para os professores, o que assegura maior autonomia no planejamento de duas carreiras”, afirma Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS. O Sindicato encaminhou o documento para registro junto ao Ministério do Trabalho e atuará para que o estabelecido nos termos do acordo seja cumprido pela instituição.

Unilasalle – Em Assembléia realizada no dia 25 de novembro, com votação encerrada no dia 27, os professores do Unilasalle aprovaram a proposta de Plano de Carreira Docente da instituição. Dos 126 professores que votaram, 119 foram favoráveis, cinco foram contrários e dois votaram em branco. Pelo novo Plano, os professores terão a oportunidade de planejar sua carreira com base em critérios objetivos, reforçando a busca de uma maior autonomia no exercício da docência. O Plano estabelece também uma comissão de avaliação e acompanhamento. A única ressalva foi para a proposta de pontuação do Plano, que será reavaliada em nova reunião.

UCS – Os professores realizam Assembléias para análise e deliberação sobre a proposta do Acordo Coletivo e Plano e Carreira Docente, de acordo com o seguinte calendário: Bento Gonçalves (1/12), Canela (1/12), Vacaria (1/12) e Caxias do Sul (2/12).

Feevale – Os docentes se reúnem em Assembléia no dia 3 de dezembro, no Salão de Atos do prédio branco – campus 2, em Novo Hamburgo, para análise e deliberação da proposta do Acordo Coletivo e Plano e Carreira.

Unisc – Os professores da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc – tem Assembléia agendada para 4 de dezembro, às 16h30min, na Sede da Adunisc, para apreciação e deliberação da proposta em negociação com a Reitoria da Unisc referente ao Acordo Coletivo sobre a revisão do Plano de Carreira Docente.

Comentários