EDUCAÇÃO

Professores avaliarão proposta para acordo em assembleia dia 18 de abril

Os professores do ensino privado do Rio Grande do Sul avaliarão, em assembleia geral, no dia 18 de abril, a proposta para Acordo negociada entre Sinpro/RS e o Sinepe/RS. O encontro será na Sede estadual do
Da Redação / Publicado em 18 de abril de 2009

A proposta prevê reposição integral da inflação do período (março de 2008 a fevereiro de 2009), medida pelo INPC, de 6,25%, retroativo a 1º de março; a manutenção de todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva 2008, com a correção dos valores monetários pelo percentual do reajuste salarial.

O Sinpro/RS e o Sinepe/RS, por meio de uma comissão paritária, darão continuidade, ao longo de 2009, às discussões relativas à s condições de trabalho dos professores, além de fazer a revisão técnica da atual redação da Convenção Coletiva. “As negociações não podem ficar restritas ao período da data-base. Queremos que a Comissão estabeleça um diálogo efetivo sobre as questões que afligem os professores e precarizam as condições de trabalho, preparando, assim, a negociação de 2010”, observa Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. Segundo a direção do Sinpro/RS, a conjuntura econômica dificultou o exercício efetivo da negociação neste ano. “Desde o início, o Sinepe invocou a crise mundial e seus reflexos na economia brasileira para não discutir efetivamente a pauta de reivindicações
dos professores.”

PAUTA DA ASSEMBLEIA – No encontro do dia 18, também estará em pauta a confirmação do percentual da Contribuição Assistencial, bem como o seu período para desconto; a definição da política de mensalidade dos associados que não descontam em folha de pagamento; a formalização da política de devolução do Imposto Sindical aos associados; a eleição dos delegados do Sinpro/RS para o 7º Congresso Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino, que acontecerá de 28 a 30 de agosto, em São Paulo, a eleição dos delegados para o 12º Congresso Estadual da CUT, de 19 a 21 de junho, em Porto Alegre, e o 10ª Congresso Nacional da CUT, 3 a 8 de agosto, no Expocenter, em São Paulo.

EDUCAÇÃO INFANTIL

No dia 25 de abril, os professores das escolas que atuam exclusivamente com Educação Infantil no Rio Grande do Sul realizam assembleia-geral na sede estadual do Sinpro/RS. Os docentes irão definir as pautas de reivindicações dos segmentos que compõem a categoria, inclusive das instituições comunitárias, e também deliberar sobre a Contribuição Sindical. A database dos professores da Educação Infantil é 1º de maio. “O Sinpro/RS tem alertado para a obrigatoriedade da contratação de professores para atuação na Educação Infantil, pois muitas escolas contratam, de forma irregular, professores como técnicos em desenvolvimento infantil, instrutores ou outras denominações. O entendimento do Sindicato é que as crianças de zero a cinco anos e 11 meses também têm direito a um professor, uma vez que a Educação Infantil consiste na primeira etapa da Educação Básica”, destaca Norberto Vieira, diretor do Sinpro/RS.

PROFESSORES DE IDIOMAS

Os professores das escolas privadas de idiomas do estado aprovaram em assembleia realizada no início deste mês a pauta de reivindicações que será negociada com o Sindicato patronal já na segunda quinzena de abril, com vistas à Convenção Coletiva de Trabalho 2009 específica da categoria. A data-base dos professores das instituições de idiomas é 1º de abril.

Comentários