EDUCAÇÃO

Professores avaliarão proposta em assembleias

Publicado em 16 de julho de 2009

O Sinpro/RS concluiu em junho a negociação de uma proposta para um Acordo Coletivo com a Rede Bom Jesus, do Paraná, que assumiu a mantença de seis escolas de Educação Básica e uma de Educação Superior este ano no estado. O documento segue agora para a aprovação dos professores por meio de assembleias que ocorrem neste mês de julho em todas as unidades. Segundo Domingos Buffon, diretor do Sinpro/RS, os representantes da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (mantenedora) se mostraram abertos à negociação. Entre as principais cláusulas, o Acordo prevê 15 dias de recesso no mês de julho e o compromisso das escolas em promover semestralmente uma atividade relacionada à saúde do professor. “A cláusula da saúde foi uma conquista muito importante em função das constatações que o Sindicato tem feito por meio de pesquisa em relação à saúde docente. O reconhecimento disso pela Rede Bom Jesus é um exemplo para as demais negociações”, explica Buffon.

PROJETO PEDAGÓGICO – O Grupo Bom Jesus trouxe para as escolas assumidas todo o Projeto Pedagógico já aplicado nos outros estados, o que implica uma mudança profunda nas instituições, desde o material utilizado até a forma como os professores conduzem as aulas. A rede utiliza no RS o mesmo material didático e fornece um calendário único de provas e atividades que deve ser seguido pelos docentes e alunos. A mantenedora argumenta que este formato já foi testado com sucesso nas escolas que possui no PR e SC.

Sobre a rede Bom Jesus

Fazem parte do Grupo Bom Jesus 25 colégios nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e unidades da FAE Centro Universitário. No RS, são seis escolas e uma instituição de Educação Superior.

· Arroio do Meio – BJ São Miguel
· Porto Alegre – BJ São Luiz e BJ Sevigné (Educação Básica) e FAE (Educação
Superior)
· Rio Grande / – BJ Joana d’Arc
· Vacaria – BJ São José
· Venâncio Aires – BJ N. S. Aparecida

Comentários