CULTURA

Com muito esmero

Publicado em 18 de abril de 2010

Cacos de brincadeiras, trocadilhos, palavras engraçadas, cacofonias e fragmentos de canções da infância fazem deste terceiro livro de Hermes Bernardi Jr. pela editora Projeto um mosaico para fascinar a criançada. Ensaia novas construções de fala e de escrita – e boas gargalhadas. “Fui buscar em minha caixa de infância uns cacarecos que me faziam feliz e que até hoje ajudam a manter desperta a criança que reside em mim. Encontrei um punhado de brincadeiras, poemas e cantigas com os quais meus amigos e eu nos divertíamos muito”, diz o autor de Dez casas e um poste que Pedro fez. Hermes, que também assina a capa e o projeto gráfico, recorreu a formas rígidas e estampas feitas com tinta acrílica, lápis dermatológico e pastel seco sobre tela e papel.

LIVROS

>> EM UNIVERSO INFANTIL E A LOBA

livros_1

Not available

Not available

Depois de A Caturrita Americana, primeiro romance infanto-juvenil do veterano escritor Alcy Cheuiche, a editora Libretos volta a investir na estreia, no gênero, de um autor já conhecido do público adulto. Um dia de gato, de Valesca de Assis, recorre à troca de papeis entre um cão e um gato para contar uma fábula sobre a compreensão e o respeito às diferenças. O livro tem ilustrações e colagens do artista plástico e arte-educador Antônio Maciel. Inclui pôster colorido para recortar, colar e interferir na história. Da mesma editora, A amante do Lobo (92 p.), de Ana Paula

livro_2

Not available

Not available

Fohrmann, visita o universo psicoexistencialista de Simone de Beauvoir ao contar a história de professora universitária quarentona e desiludida que se divide entre um homem casado e um amante jovem. A partir do triângulo amoroso inspirado em La Femme Rompue, a autora carioca leva seu personagem a refletir sobre tabus como dominação, poder, passividade e masoquismo.

>> REFORMA E INTERDISCIPLINARIDADE

livro_3

Not available

Not available

Reformas Educativas no Brasil e na Argentina (Cortês, 263 p.), organizado por Diana Vidal e Adrián Ascolani, reúne ensaios de história comparada da educação nos dois países de 1820 até o ano 2000. Literatura no caminho da História e da Geografia – Práticas integradas com a Língua Portuguesa (192 p.), de Any Marise.

livro_4

Not available

Not available

Ortega, Alex Goossens Peloggia e Fábio Cardoso dos Santos, propõe a aplicação de textos literários clássicos como ferramentas didáticas para os campos da História e da Geografia.

Comentários