CULTURA

Festa de 5 anos

Publicado em 12 de maio de 2010
Minicircuito cultural marcou os cinco anos da Fundação Ecarta, com participação de 350 convidados

Foto: René Cabrales

Minicircuito cultural marcou os cinco anos da Fundação Ecarta, com participação de 350 convidados

Foto: René Cabrales

Os cinco anos de funcionamento da Fundação Cultural e Assistencial Ecarta foram comemorados no dia 29 de abril com coquetel na sede da instituição para cerca de 350 convidados, entre artistas, professores, colaboradores, autoridades e imprensa. O evento teve minicircuito cultural e inauguração da exposição Ficções de Imagem, show do violinista Angelo Primon e do acordeonista Matheus Kleber, e lançamento do programa Cultura Itinerante 2010, que leva as atividades da Ecarta ao interior do estado.

Volta ao mundo

extrato_volta_ao_mundo

Not available

Not available

A Justiça Federal condenou o INSS a manter o pagamento de auxílio-doença aos trabalhadores que se encontram afastados dos seus empregos até que sejam feitas as perícias que comprovem a condição de retorno ao trabalho desses segurados. O juiz substituto, Daniel Luersen, ratificou liminar de fevereiro do titular da Vara Cível de Canoas, Guilherme Pinho Machado, determinando o pagamento imediato dos benefícios pelo tempo que o INSS demorar para fazer as perícias em cada um dos segurados das 42 cidades abrangidas pela Gerência Executiva da Previdência. Luersen determinou à Chefia da Agência do INSS em Canoas que informe, no prazo de cinco dias, o total de segurados que encontram-se nesta situação, aguardando perícia, e salientou que pode determinar o aumento do valor da multa contra o INSS, estabelecida em R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento.

Livros

>> ILUSÕES PERDIDAS

livro_apocalipse

Not available

Not available

Apocalipse – Opinião pública e opinião publicada (Sulina, 78 p.), de Michel Maffesoli, com tradução de Andrei Neto e Antoine Bollinger. Um dos mais cultuados teóricos da pós-modernidade, Maffesoli não deixa pedra sobre pedra nesse curto, porém vigoroso ensaio, no qual vai enquadrando a mídia conservadora, os teóricos de plantão, o conformismo da elite intelectual e profetiza um retorno às origens. Pelo caminho, como se estivesse diante de seus alunos da Sorbonne, o autor analisa fenômenos sociais como as tribos urbanas e os sites de relacionamento.

>> NATA DO HUMOR

livro_olho_da_rua

Not available

Not available

O humor por excelência é aquele que faz rir – e pensar – pela surpresa da originalidade. A definição é de Edgar Vasques ao apresentar Olho da Rua (Armazém Digital, 86 p.), coletânea de charges do cartunista Kayser. Gaúcho de Porto Alegre, 40 anos, o premiado Luciano Kayser Vargas mostra nesse livro por que é considerado uma das melhores revelações do humor gráfico brasileiro, comparável a Vasques, Santiago, Angeli. Da mesma editora, saiu Saturno Blues, 58 p., de Jorge Ritter, ilustrado por Mateus Grimm; e Manual para saber por que o Guaíba é um lago, 108 p., de Rualdo Menegat e Clovis Carlos Carraro.

>> EDUCAÇÃO FÍSICA

livro_educacao_fisica

Not available

Not available

As distintas manifestações da cultura corporal como o jogo, a dança, a ginástica e os esportes, assim como a sua expressão cultural e social, são conceitos analisados pelo coletivo de autores nessa segunda edição revisada de Metodologia do ensino de Educação Física (Cortez, 120 p.). A proposta do livro consiste em abordagens específicas da matéria para cada grau de ensino.

 

Comentários