OPINIÃO

Cidades paralisadas

Publicado em 22 de outubro de 2010

A matéria de capa desta edição do Extra Classe incursiona pela mobilidade urbana, tema que está na agenda de todos, do cidadão que perde tempo e dinheiro parado no trânsito aos administradores públicos, que cada vez mais incorporam essa pauta ao discurso – embora essa retórica nem sempre se reflita em ações concretas.

A falta de projetos para melhorar a infraestrutura das cidades somada ao aumento desenfreado do número de veículos nas ruas e ao culto ao automóvel, com todas as suas consequências, transformam as metrópoles brasileiras em territórios conflagrados, a caminho de congestionamentos permanentes que já acontecem na Cidade do México, por exemplo. Em Porto Alegre e na região metropolitana, os tempos de deslocamento por um mesmo trajeto aumentam a cada dia, o que força uma mudança constante na rotina.

Na entrevista do mês, o sociólogo Antoni Verger, do Instituto de Pesquisa em Ciências Sociais de Amsterdã, aponta os interesses envolvidos na decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) que equipara os serviços de educação a qualquer outro produto comercializável. “A educação deve ser usada pelos governos para promover a coesão social e a cidadania crítica e participativa e também a formação profissional comprometida com o interesse público”, adverte.

A obrigatoriedade da contratação de professores pelas instituições que ofertam educação infantil é determinada pela legislação educacional, mas nem sempre cumprida pelas escolas. As instituições que substituem o professor por recreacionistas, além de desobedecerem a LDBEN, comprometem a qualidade do ensino e a formação das crianças e acumulam passivo trabalhista. O tema vem mobilizando os professores e foi levado pelo Sinpro/RS ao judiciário trabalhista. Ainda sobre educação, as pautas sobre ensino privado, com as atividades do Mês do Professor, e a seção Ideias, que traz a abordagem de uma especialista sobre a importância dos recursos lúdicos na educação inclusiva.

No mês em que se comemora o Dia da Criança, o Extra Classe conversou com mulheres que decidiram se opor à indústria da cesariana e optaram pelo parto natural. O direito ao parto normal vem mobilizando mães e integrantes de ONGs no estado, como mostra a reportagem.

Saúde na cabeça – O especial sobre Qualidade de Vida aborda nesta edição os temas relacionados à saúde psíquica. O especial Saúde na Cabeça traz as novidades e as pesquisas que mostram o quanto a saúde mental é relevante para o bem-estar integral das pessoas, além de analisar questões como alimentação, diferenças de gênero, prevenção, e uma entrevista com o pesquisador Iván Izquierdo, coordenador do Centro de Memória da PUCRS

Cartas

DESENHOS DE GUERRA, PEDIDOS DE PAZ

Com a matéria Numa folha qualquer… (edição de julho), o jornal Extra Classe traz uma importante contribuição para o debate em sala de aula de um tema tão fascinante para as crianças: a paz que podemos almejar para um mundo repleto de contradições, conflitos e guerras. A iniciativa da Escola de Cultura de Paz, de Barcelona, é um exemplo a ser seguido pelos educadores e instituições de todo o mundo.

Scheila Albuquerque
Professora de Educação Infantil/Canoas RS

Comentários