SAÚDE

Saúde na cabeça

O que diz a ciência e o que podemos fazer para melhorar a qualidade de nossas vidas no que se refere à manutenção do bem-estar mental
Publicado em 30 de outubro de 2010

especial_13

Not available

Not available

No dia 10 de outubro, data em que a Federação Mundial para Saúde Mental (WFMH, na sigla em inglês) comemora o dia mundial da saúde mental. Em, 2010, a comunidade científica chama atenção para o enfoque na relação entre doenças crônicas e saúde mental. Dados indicam que doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias são as principais causas de incapacidade e respondem por 60% das mortes em todo o mundo, afetando também a saúde da mente.

No Brasil esta data praticamente não figura nos calendários oficiais o que demonstra a ausência de políticas relacionadas ao tema. Porém, a Federação Mundial alerta que a saúde psíquica deve ter o mesmo grau de importância da saúde do corpo. Uma de suas bandeiras, inclusive, é que a saúde mental faça parte das políticas públicas básicas de todos os países.

Basta lembrar, que conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), que é sempre é considerada na elaboração de políticas, saúde mental é definida como “um estado de bem-estar em que cada indivíduo percebe o seu próprio potencial, pode lidar com o stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para ela ou sua comunidade”.

Neste especial, o Extra Classe aborda alguns temas relacionados à saúde da mente, sem a pretensão de esgotá-los, mas no sentido de que sirvam de pontos de partida para reflexão sobre o assunto.

Comentários