OPINIÃO

Tutti Giorni: o ar da graça, às terças, em nenhum jornal…

Maristela Pastore* / Publicado em 1 de novembro de 2010

Só não ri quem não quer!!!! O maior número de cartunistas por metro quadrado pode ser

ideias_1

Arte:Edgar Vasques

Arte:Edgar Vasques

encontrado às terças-feiras à noite sobre o Viaduto Otávio Rocha, no centro de Porto Alegre, patrimônio histórico da cidade.

É lá que os integrantes da Grafar – Associação dos Artistas Gráficos – encontra-se para compartilhar de-senhos, charges, cartuns, tiras, publicações e todo o universo dos personagens…

Rango, Macanudo, Taurino, Alemão Batata, Aline, Tapejara, Menino Maluquinho, Mineirinho Come Quieto, e tantos outros, são gente da casa. Familiares. E todas as suas idiossincrasias. Trocadilhos! Cuidado, são como minas. Explodem em qualquer conversa!!!! Neste discreto local, se pode encontrar com toda a simplicidade e proximidade os cartunistas mais premiados de todo o mundo. Como o Edgar Vasquez, Santiago, Bier, Moa, Uberti, Eugênio Neves – a ave que não ousa dizer o seu nome – , Hals, Lousada, Kayser, Simch, Mau-mau, Pedro Alice, Silvio S, Juska, Vecente… Eventualmente chegam visitas surpresa como o Ziraldo, o Luis Fernando Verissimo, Canini… Vai te acostumando… Esse povo gosta da graça…

E a nova geração está em casa nesse ambiente onde ver os mestres, mostrar os trabalhos é tarefa semanal, num encontro de fraterno traço. Estão ali jovens talentos como a Rodrigo Rosa, Chiquinha, o Guilherme, Pomba…

Os que estão fora do pago, tentam vir à capital: se possível, às terças-feiras, como o alemão Guazelli, Adão Iturrusgaray… Os que migraram por possibilidade de trabalho melhor remunerado e algum reconhecimento… Ou muda-se a data para a segunda-feira… se o Zira vem, o Ziraldo. Se estiver por aí, reserva a agenda, apaixonado por esta gente e este espaço de encantamento.

Alguns sotaques ilustram o ambiente, como o uruguaio Ruben, o argentino Bendati que faleceu em 2008, mas que bordava de graça e densidade suas aparecências na noite do Tutti Giorni, esse bar que faz uma história de fraterna resistência no árido universo da modernidade asséptica.

Ali não! O bar é forrado de personagens… temperados. Caricaturas ilustram as paredes do bar do Nani, o mais desenhado de todos. Esse gringo bonachão, mais que barman, dono, cantor sazonal, é uma ilustração à parte… Vale a pena conhecê-lo: servindo o almoço popular diário, onde estão todos, todos os personagens humanizados na ponta de cada desenho…

ScreenHunter_139 Feb. 01 14.24

Not available

Not available

 

É de vida que se faz a arte. Se você chegar, forasteiro, e perguntar algo, como: tem vinho, coca-cola, cardápio… “Tem! Mas tá em falta”, responderá o risonho anfitrião, que recebe a turma com a maior graça e seu valioso bolinho de batata, o melhor do Viaduto, segundo ele mesmo. A alta temperatura da cerveja e algumas ausências no cardápio apenas ilustram este ambiente lúdico, onde a arte e o riso se encontram com toda a familiaridade. A chef Aline Riga vem dar uma folga ao Nani e traz o requinte de suas inusitadas receitas, para o deleite dos amigos e as surpresas do cardápio.

Meninas: cuidado, a metralhadora gira-tória está ligadaEste povo gosta de beleza!!!! É nesse ambiente que fervilham piadas, trocadilhos, perguntas de duplo sentido, entremeadas por gargalhadas e sérias análises da conjuntura da política nacional e mundial.

Saltam publicações como o Le Monde Diplomatique com ilustrações dos presentes, o último prêmio Açorianos, O Assai Chimbum, o Salão do Desenho de Imprensa, o Extra Classe, como resistência editorial de espaço local, o último livro correndo de mão em mão em solidárias compras. Circula a fervilhante criação de cada um, ao vivo, no manuscrito caderno, que é de todos. E o escasso mercado editorial gaúcho, de tão evidente, já deixou de ser pauta há muito tempo. Não é riso. Tragédia e cegueira é notícia velha neste inquieto público. No celeiro do talento, do riso, da tirada inteligente, os cartunistas do Sul seguem fazendo história com seu traço, sacando a tradução do cotidiano em desenhos. A resistência se encontra às terças. Não perca. Não está em nenhum diário local!!!! Esta é a notícia.

Comentários