CULTURA

Rodrigo Nassif em segundo CD

Publicado em 18 de dezembro de 2010

Fronteira

Not available

Not available

O novo CD do compositor e instrumentista Rodrigo Nassif se chama Fronteira. Trata-se do segundo trabalho au-toral do artista que sai pelo selo Café com Leite. Nassif foi contemplado com o Prêmio Açorianos de Música 2008, na categoria de melhor intérprete instrumental, com seu trabalho anterior.

O músico é bacharel em violão clássico pela UPF e estudou no Conservatório Luís Gianneo, na Argentina. Suas composições têm sotaque regional com um pé no clássico e outro no popular e mesclam sonoridades platinas com abordagem con-temporânea. Entre as suas principais influências estão Astor Piazzolla, Bach, Joaquin Rodrigo, Django Reinhardt e as peças para violão de Heitor Villa Lobos.

O álbum pode ser adquirido diretamente com o artista ou em lojas especializadas.

Mais informações: (www.myspace.com/rodrigonassif – E-mail: rodrigonassif@gmail.com).

LIVROS

O VENTRÍLOQUO

LIVRO_VENT

Not available

Not available

Prêmio Açorianos 2001, patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2006 e uma consolidada carreira de romancista histórico, o escritor gaúcho Alcy Cheuiche publicou no ano passado seu primeiro livro infanto-juvenil, a Caturrita Americana. Agora, incursiona pelo universo infantil com O Ventríloquo (Libretos, 36 p.), com ilustrações de Laura Castilhos. Conta a história de um menino que desde pequeno faz peixes e cachorros falarem, assustando a vizinhança, e se torna um ventríloquo famoso. Ele cria João Boneco e Chiquinha, dois atores conversadores muito queridos das crianças, que lotam o Theatro São Pedro, em Porto Alegre, em um espetáculo inesquecível.

A CHUVA E AS PALAVRAS

LIVRO_CHUVA

Not available

Not available

As crianças que estão descobrindo o som das palavras e articulando as primeiras frases certamente irão se encantar com os jogos verbais, o colorido das imagens e o humor de Chuvesia, livro de Marion Cruz (edição do autor, 32 p.), com ilustrações de Carolina Zorzetti.

 

 

BLOGS NA EDUCAÇÃO

LIVRO_BLOG

Not available

Not available

Graduado em História (Ufrgs) e pós-graduado em História Contemporânea (Fapa), Rafael Souza Gonçalves mostra como os blogs educativos podem ser utilizados pelos professores. Não apenas para promover a inclusão digital, mas para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e atraente aos alunos. No livro Informática na educação – O uso de blogs (Cidadela, 108 p.), o autor elenca exemplos práticos e levantamentos estatísticos que reforçam sua tese: a informática é cada vez menos um bicho-de-sete-cabeças. Gonçalves é professor dos colégios Murialdo e Caldas Junior.

PSICOLOGIA E AS ARTES

LIVRO_PSI1

Not available

Not available

Duas obras lançadas na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre por Myrna Cicely Couto Giron estabelecem conexões entre arte e os temas relacionados à psicologia clínica, psicanálise, aspectos psicológicos da odontologia, criatividade artística, gênero, infância e crítica social, arte e medicina.

Em Psicologia… unindo retalhos e pessoas (320 p.) estão reunidos 30 artigos produzidos pela autora e colaboradores e Psicanálise e arte – A busca do latente (288 p.) investiga as origens e a “multideterminação” da expressão artística.

LIVRO_PSI2

Not available

Not available

A autora é mestra em Psicologia pela PUCRS, possui graduação em Odontologia e acumula o aprendizado em escultura pelo Instituto de Belas Artes e pelo Ateliê Livre de Porto Alegre.

Mais sobre a autora e suas obras em
www.myrnaccgiron.com.br.

 

 

RELAÇÃO DELICADA

LIVRO_REL

Not available

Not available

A complexa relação entre as instituições de Ensino Superior e a comunidade e a importância das iniciativas sociais no processo de avaliação do MEC são alguns temas analisados em Pétalas e espinhos – A extensão universitária no Brasil (Cia. dos Livros, 106 p.), de Rose Reis. Os direitos autorais foram doados para a Anacref, entidade assistencial para crianças e jovens de São Paulo.

 

SAÚDE DOS PROFESSORES

LIVRO_SAUDE

Not available

Not available

Editado pela Fundacentro, O trabalho de professores da Educação Básica no Rio Grande do Sul (76 p.) compila resultados regionais do projeto de pesquisa Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores na Educação Básica no Brasil.

Entre outras constatações, confirma que os docentes sofrem desgaste físico e psicológico devido à sobrecarga e ambientes inadequados.

 

SOCIOLOGIA

LIVRO_SOC

Not available

Not available

Com uma linguagem direta e acessível e sem cair na tentação do tecnicismo ao se aprofundar nos conceitos da disciplina, o livro Fundamentos de Sociologia (280 p.), de Francisco Manoel R. de Queiroz e Marcos Barbosa Gonçalves, se propõe a resgatar a importância da matéria enquanto ciência e não como conhecimento auxiliar aos componentes curriculares tradicionais. Edição independente dos autores.

Mais informações em
www.fundamentosdesociologia.com.br.

 

SAFRA NOVA

LIVRO_SAFRA

Not available

Not available

Organizado por Luiz Antonio de Assis Brasil, o livro 40 Contos de Oficina (Libretos, 128 p.) é uma antologia de textos de alunos da Oficina de Criação Literária do Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Letras da PUCRS.

Reúne produções textuais de Camila Canali Doval, Camila Gonzatto, Carolina Albuquerque, Cláudio Mércio, Enéias Tavares, Fabrízio Rosa, James Schaefer, Karina Cardoso e Luciane Wagner Raupp.

 

Fundação supera expectativa de público

Até o fechamento desta edição, a Fundação Cultural e Assistencial Ecarta contabilizava a participação de mais de 5,5 mil professores, estudantes e público em geral nos shows, mostras, palestras e cursos realizados em 2010 em Porto Alegre e no interior do estado, com o projeto Cultura itinerante. A expectativa era de 5 mil até o final do ano.

O programa Conversa de Professor, promovido entre maio e setembro em Porto Alegre, Canoas, Venâncio Aires, Santana do Livramento, Santiago, Santa Vitória do Palmar e Teotônia contou com a participação de 1.606 professores da Educação Infantil. Elaborado pelo Núcleo Educacional da Ecarta com o objetivo de subsidiar a prática em sala de aula, o programa abordou o letramento, jogos cooperativos, jogos sonoros, musicalização, linguagens, brincadeiras com o corpo, contação de história, entre outros temas.

Até novembro, foram realizados, em Porto Alegre, 19 shows e 18 shows em Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta e Santa Rosa, para 2.408 pessoas. Já as sete exposições realizadas em Porto Alegre e a mostra itinerante que percorreu Novo Hamburgo, Arroio do Meio e Bagé tiveram mais de 900 visitas. As atividades do Núcleo Cultural do Vinho reuniram 501 participantes. Os cursos e oficinas do Núcleo de Cinema e do Núcleo de Linguagem reuniram 70 inscritos. A Ecarta – programação para 2011 – será lançada em março, com a manutenção do projeto Cultura Itinerante.

Comentários