EDUCAÇÃO

Assinada a Convenção Coletiva de Trabalho 2011

Documento garante o reajuste salarial de 7,36% e a manutenção de todas as cláusulas sociais
Publicado em 30 de junho de 2011
Proposta para Acordo foi aprovada em assembleia geral realizada no dia 14 de maio, em Porto Alegre

Foto: Igor Sperotto

Proposta para Acordo foi aprovada em assembleia
geral realizada no dia 14 de maio, em Porto Alegre

Foto: Igor Sperotto

A Convenção Coletiva de Trabalho 2011 foi assinada, no final de maio, pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe/ RS) e pelo Sindicato dos Professores (Sinpro/RS), após aprovação pela assembleia geral dos professores, no dia 14 de maio, da proposta para Acordo. O documento garante o reajuste salarial de 7,36% e a manutenção das demais cláusulas da CCT 2010, que, complementarmente à legislação trabalhista, regula a remuneração e as condições de trabalho dos mais de 30 mil professores dos estabelecimentos privados em todos os níveis (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Superior e de cursos livres), em todo o estado do Rio Grande do Sul.

O reajuste salarial de 7,36% é parcelado: 6,36% em março, integralizando 7% em maio e 7,36% em janeiro de 2012. O Sinpro/RS disponibilizará, neste mês, a íntegra do documento no site (www.sinprors.org.br).

“A CCT 2011 manteve todo o patrimônio de direitos constituídos pelas cláusulas sociais, repôs a inflação e acrescenta 1% de aumento real aos salários de toda a categoria”, comemora o professor Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. “É o resultado da mais longa negociação com o Sinepe/RS dos últimos anos, marcada por um lado pela forte resistência da comissão patronal de negociação e, por outro lado, manifestações públicas do Sinpro/RS na defesa dos direitos dos professores e do aumento real de salários”.

Nos dois meses e meio de negociações (março, abril e maio) foram realizadas caminhadas, carreatas, mobilização junto às instituições de ensino e uma ampla campanha de mídia. “Esta campanha também teve o mérito de alertar a sociedade para a realidade dos professores do ensino privado”, destaca Fuhr. Ele afirma que a luta por valorização salarial vai continuar.

BALANÇO PATRIMONIAL – A assembleia do dia 14 de maio também aprovou o Balanço Patrimonial 2010 do Sinpro/RS.

Comentários