EDUCAÇÃO

Professores têm aumento real de salário

Assembleias realizadas em junho aprovaram propostas para acordo negociadas pelo Sinpro/RS com Sindicreches e Sindiomas
Publicado em 29 de julho de 2011
Maria Luiza: a criança é o centro do currículo na Educação Infantil

Foto: Igor Sperotto

Maria Luiza: a criança é o centro do currículo na
Educação Infantil

Foto: Igor Sperotto

O Sinpro/RS concluiu em junho as negociações com o Sindicreches com vistas à Convenção Coletiva de Trabalho dos professores da Educação Infantil (que atuam em instituições de ensino que oferecem exclusivamente este nível de ensino); e com o Sindiomas referente à Convenção Coletiva de Trabalho dos professores de Idiomas (cursos livres). Nas duas negociações foram contemplados a reposição da inflação aos salários e o aumento real. As convenções estarão disponíveis na íntegra no site do Sinpro/RS.

EDUCAÇÃO INFANTIL – Os professores aprovaram a proposta para acordo em assembleia realizada no dia 18 de junho. A proposta estabelece a reposição do INPC do período (6,30%), com aumento real diferenciado − contemplando 0,57% no piso maior de Porto Alegre e interior, totalizando 6,87%, e 1,14% nos demais pisos, totalizando 7,44%, além de manutenção das cláusulas sociais da última Convenção Coletiva. O reajuste é retroativo a maio, data base da categoria.

Assembleia foi precedida de debate em torno do tema Políticas e Práticas na Educação Infantil: Avanços e Desafios, com a professora Maria Luiza Rodrigues Flores, da Ufrgs. Doutora em Educação, integrante do Fórum Gaúcho de Educação Infantil e do Movimento Interfórum de Educação Infantil do Brasil a palestrante destacou as especificidades do trabalho docente desta modalidade de ensino que, na sua opinião, exige maior qualificação dos professores. “As escolas devem colocar a criança no centro do currículo, reconhecer a Educação Infantil como etapa do ensino e valorizar a qualificação docente”, destacou.

IDIOMAS – Os professores das escolas de Idiomas também aprovaram, em assembleia geral, no dia 17 de junho, a proposta para acordo negociada entre Sinpro/RS e Sindiomas para a Convenção Coletiva de Trabalho 2011. A proposta garante reajuste salarial de 6,7% (geral) e de 7,70% (para quem ganha o piso), além da renovação das cláusulas sociais. O reajuste é retroativo a 1º de abril, data base da categoria.

Reajuste Salarial da Educação Infantil - hora-aula

Not available

Not available

Comentários