EDUCAÇÃO

Assembleia avaliará sistema de ponto eletrônico

Publicado em 8 de setembro de 2011

O Sinpro/RS vai realizar em setembro assembleia com os professores do Senai e Sesi em 11 cidades do estado para avaliação de proposta de Acordo Coletivo sobre o registro do ponto eletrônico.

O Acordo refere-se à exigência do Ministério do Trabalho (Portaria 1510/2009), que estabelece que empresas com mais de dez funcionários utilizem o Registrador Eletrônico de Ponto (REP) para impressão de um comprovante ao trabalhador toda vez que for feita marcação de entrada e saída. A obrigatoriedade deste sistema entrou em vigor em 1º de setembro de 2011.

Para as instituições que optem por utilizar outras formas de registro de horário dos funcionários, é preciso que haja um Acordo Coletivo negociado com o Sindicato da categoria, conforme Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego n° 373 de 25/02/2011. Cássio Bessa, diretor do Sinpro/RS, explica que este é o caso do Sistema Fiergs, que propõe a marcação dos horários pelos professores em um software de controle. “Por isso é importante a participação de todos os docentes na assembleia para debater e deliberar sobre um assunto que fará parte de sua rotina de trabalho”, destaca o dirigente. A assembleia será dividida em cidades-pólo: acontecerão em Porto Alegre, Pelotas, Bagé, Livramento, Santa Maria, Lajeado, Passo Fundo, Guaporé, Farroupilha, São Leopoldo e Parobé/Igrejinha. As datas e horários serão informadas no site do Sinpro/RS.

SINDICALIZAÇÃO – O Sinpro/RS já sindicalizou 1.394 novos professores este ano, superando a meta de 1.358 definida para 2011. Com um quadro social de 17.980, o Sindicato conta com a adesão de cerca de 55% dos 28 mil professores do ensino privado no estado que participam voluntariamente. “A livre sindicalização é um ato de cidadania, pois garante uma entidade representativa e forte para lutar por melhores salários e condições de trabalho”, destaca Sani Cardon, diretor do Sinpro/RS.

Comentários